Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Brasil vacinou 45% dos grupos prioritários em 4 meses

Brasil vacinou, com ao menos uma dose, menos da metade dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Vacinação
Especial Publicitário
Brasil vacinou 45% dos grupos prioritários em 4 meses
Brasil vacinou 45% dos grupos prioritários em 4 meses

Depois de 4 meses do início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Brasil vacinou, com ao menos uma dose de imunizantes, menos da metade dos grupos prioritários definidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Confira a íntegra (7,7 MB) da edição mais recente, publicada em 28 de abril.

O governo estima que há 80,5 milhões de pessoas com prioridade para tomar a vacina. Receberam a 1ª dose 36,4 milhões, o equivalente a 45% do total. Os que completaram a vacinação com a 2ª dose são 21,6%.

Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde às 6h57 desta 4ª feira (19.mai.2021). Não há informações sobre o grupo prioritário de 568.729 pessoas que receberam alguma dose de vacina até então. O número equivale a 1% das 54.369.457 doses registradas pelo órgão.

O prazo para o fim da vacinação das categorias de risco já foi adiado. Segundo o ministro Marcelo Queiroga (Saúde), a campanha só deve terminar em setembro de 2021. A previsão inicial era maio.

Ao ser questionado sobre os atrasos, o chefe da pasta disse que “é necessário parar de contar vacina”.

“Vamos deixar de ver só problema. Porque, na realidade, a gente está aqui é para dar solução à nossa população. Fica com essa coisa de contando doses de vacina. Vamos vacinar a população brasileira”, afirmou.

INDÍGENAS SÃO MENOS VACINADOS

Indígenas que vivem em aldeias são o 3º grupo prioritário do plano de vacinação, mas apenas 67% deles estão imunizados com as duas doses de vacinas. São 73,26% os que receberam ao menos a 1ª dose.

O Brasil já imunizou, com ambas as doses, mais que a população estimada dos 2 grupos que estão na frente dos indígenas aldeados no plano de vacinação (deficientes e idosos em instituições), e já aplicou a 1ª dose em todos os profissionais de saúde –o 4º grupo na fila de vacinação.

O Ministério da Saúde afirma que foram registrados 48.283 casos de covid confirmados em indígenas desde o começo da pandemia. O número representa 12% dos indígenas aldeados. Também foram notificadas 672 mortes. São 0,2% da população.

Leia também: Pazuello diz que faltou oxigênio em Manaus por 3 dias; Braga rebate: ‘Informação mentirosa

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário