Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Em Dubai, Lula confirma a adesão do Brasil à OPEP+

Lula afirma que a participação do Brasil no bloco será importante para mostrar aos países produtores de petróleo que haverá o fim dos combustíveis fósseis
Especial Publicitário
Lula - Opep+ salário mínimo
(Foto: Reprodução / @canalbrasil)

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou neste sábado (2), a entrada do Brasil na Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) para se tornar um dos “aliados” do grupo, a partir de janeiro de 2024. O petista aceitou o convite, no entanto, alegou que o país “não vai apitar nada no bloco”.

A confirmação foi feita pelo presidente durante reunião com membros da sociedade civil na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, onde Lula cumpre diversas agendas com chefes de outras nações para a melhoria do clima e meio ambiente

“Muita gente ficou assustada: ‘nossa, o Brasil vai participar da Opep’. O Brasil não vai participar da Opep, vai participar da Opep+”. Eu vou lá, escuto, só falo depois que eles tomarem a decisão e venho embora. Não apito nada”, defendeu ele, explicando que a adesão vai funcionar de forma semelhante à participação do país no G7.

Lula afirma que a participação do Brasil no bloco será importante para mostrar aos países produtores de petróleo que haverá o fim dos combustíveis fósseis.

“E se preparar significa aproveitar o dinheiro que eles lucram com petróleo e fazer investimento, para que continentes como o africano e como a américa latina possam produzir os combustíveis renováveis pro que eles precisam. Sobretudo o hidrogênio verde, porque se a gente não criar alternativa, a gente não vai poder dizer que vai acabar com os combustíveis fósseis”, seguiu.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário