Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Em Manaus, Alckmin anuncia antecipação do BPC e Bolsa Família em razão da estiagem

Além da antecipação dos benefícios, dragagens em rios e pagamentos aos produtores também fazem parte do pacote de medidas de combate a estiagem
Especial Publicitário
Wilson Lima
(Foto: Reprodução / Facebook @GovernodoAmazonas)

Amazonas – Em visita a Manaus nesta quarta-feira (4), o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) anunciou uma série de medidas para combater a seca deste ano no Estado. Ao lado do governador Wilson Lima (União Brasil), do prefeito de Manaus David Almeida (Avante), de mais de 10 ministros e políticos do estado, o vice-presidente declarou que o Governo Federal vai antecipar o pagamento do programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Os valores poderão ser sacados no dia 19 de outubro e vai abranger os 55 municípios decretados em situação de emergência pelo governador do Estado.

Ainda na coletiva, Alckmin declarou que a ordem de serviço para dragagens de 8 quilômetros do Rio Solimões, entre Benjamin Constant e Tabatinga, do Rio Madeira, entre Taboacal e a dragagem de 12 quilômetros da foz do Rio Amazonas, já foram autorizadas. As obras estão sendo coordenadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT).

Pronaf

Ainda serão adotadas medidas para os agricultores cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tiveram perdas nas suas produções. Alckmin garantiu que os pagamentos de seguros a estes produtores rurais serão feitos em sua totalidade.

Energia

O fornecimento de energia também era outra preocupação neste período de estiagem, mas segundo o vice-presidente não haverá problemas, haja vista que já foram reservados combustíveis para

“A energia está garantida na região. Foi feito um trabalho com antecedência de reserva de combustível de óleo diesel. Mesmo com a paralisação da usina de Santo Antônio, em Rondônia. Nesta noite vamos realizar uma reunião que participará o operador nacional do sistema para avaliar a necessidade de contratação de térmica aqui para a região”, disse o vice-presidente anunciando um investimento de R$ 556 bilhões em transmissão entre o Norte e o Nordeste.

Outras ações

Também foram anunciadas ações de combate às queimadas, com o envio de grupamentos e ajuda as pescadores, com o seguro defesa. Além disso, o governo federal pediu que as prefeituras encaminhe o plano de trabalho para a ajuda humanitária.

“Na questão da ajuda humanitária, nós orientamos as prefeituras que elas encaminhem os planos de trabalho para o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional”, declarou Alckmin em coletiva após o sobrevoo das regiões afetadas.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário