Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Em Manaus, lixeiras viciadas podem ser revitalizadas por meio de intervenções artísticas

O projeto prevê que as lixeiras viciadas podem receber as técnicas da arte urbana, como o grafite, e modernizar o espaço público
Especial Publicitário
lixeiras viciadas

Manaus – O vereador Raiff Matos (DC), propôs à Prefeitura de Manaus a requalificação de áreas utilizadas para despejo irregular de entulhos e aquelas chamadas lixeiras viciadas com a utilização de intervenções artísticas urbanas. Como presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Raiff sugeriu a revitalização de pontos utilizados rotineiramente para depósito irregular de entulho com a transformação destes espaços, localizados principalmente na periferia, em locais dedicados à arte urbana, como o grafite e instalações de artistas.

“A Prefeitura pode transformar o que era lixo em luxo, de uma forma simples. Basta dar espaço às artes urbanas. Precisamos requalificar urbanisticamente essas muitas áreas transformadas em lixeira a céu aberto e depósito irregular de entulho”, afirmou o vereador no Pequeno Expediente da CMM. A ideia é aumentar a sensação de pertencimento por parte da comunidade em relação ao espaço público.

O vereador Raiff Matos avalia que a iniciativa pode ser implementada com a liberação do espaço público para a intervenção de artistas, envolvendo a comunidade e voluntários nesse processo de pertencimento do espaço público em uma ação de mobilização que deve ser a mais ampla possível.

Presidindo a Sessão Plenária, o primeiro vice-presidente da CMM, vereador Wallace Oliveira (Pros), elogiou a proposta do vereador Raiff Matos e relatou exemplo de uma lixeira viciada crônica numa escada no Parque Mauá que somente foi extinta quando foi colocada intervenção artística no local através da grafitagem. “Muitas pessoas passaram a ver que deixar lixo ia comprometer a obra de arte naquele local”, argumentou.

Mirante

O vereador Raiff Matos disse que áreas também utilizadas como depósito irregular de entulho, mas com perfil menos urbano, podem receber intervenções diferenciadas, mais direcionadas para sua vocação natural. Raiff citou o exemplo de uma lixeira viciada com depósito de entulho na rua Padre Agostinho Caballero Martin, no São Raimundo, próximo à orla do rio, que poderia ser requalificada com jardinagem e pequenos ajustes para se tornar em uma espécie de mirante para o rio.

A cidade de Manaus é uma das que mais produz lixo no país. Comparado aos indicadores nacionais, o manauara gera mais lixo que a média nacional. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o brasileiro gera, em média, 1,035 kg de resíduos por dia. Segundo a Secretária Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), cada morador de Manaus produz, em média, 1,166 quilos (Kg) de lixo por dia. São 2,5 toneladas de resíduos recolhidos diariamente pelos agentes de limpeza da cidade.

Com informações da Assessoria
Foto: Euzivaldo Queiroz

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário