Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Embaixada da China critica agência de notícias por colocar “foto feia” de atleta nas Olimpíadas

A embaixada da China no Sri Lanka usou perfil no Twitter para reclamar da foto da atleta Hou Zhihui, publicada pela agência Reuters
Especial Publicitário
Embaixada da China critica agência de notícias por colocar “foto feia” de atleta nas Olimpíadas
Embaixada da China critica agência de notícias por colocar “foto feia” de atleta nas Olimpíadas

A embaixada da China no Sri Lanka usou seu perfil no Twitter para reclamar da foto da atleta Hou Zhihui, publicada pela agência de notícias Reuters. Zhihui representa a China nas Olimpíadas de Tóquio em competição de halterofilismo, um esporte de levantamento de pesos e halteres.

Segundo a Embaixada da China, a foto escolhida pela Reuters para informar que a atleta tinha ganhado a medalha de ouro em uma das modalidades de levantamento, era “feia”. A imagem mostra Zhihui se esforçando para levantar uma barra de peso.

“Mesmo dia, mesma Olimpíada, mesma @Reuters, diferentes rostos. Talvez seja porque tudo de bom na vida vem mais fácil para os ocidentais brancos?”, disse o órgão ao comparar a expressão da chinesa com a de outros atletas.

Em outra publicação, a entidade afirmou que a escolha da foto, “entre todas do jogo”, mostra “o quão feia” a agência de notícias é.

“Não coloque a política e as ideologias acima dos esportes e se apresente como organização de mídia imparcial. (É) vergonhoso. Respeite o espírito das Olimpíadas”, disse.

A reclamação da Embaixada da China virou motivo de chacota entre os usuários da rede social depois que as agências de notícias estatais chinesas XinhuaSina e o jornal China Daily também publicaram imagens semelhantes.

Vocês vão se desculpar primeiro com Hou Zhihui e depois com a Reuters?”, ironizou um perfil, reproduzindo a publicação feita pelo China Daily.

Outra pessoa disse que “uma imprensa livre é livre para escolher suas fotos”, em referência ao controle do governo chinês sobre os veículos de comunicação do país.

Por outro lado, há quem concorde com a reclamação. Segundo o UOL, usuários da rede social chinesa Weibo apoiaram a Embaixada da China e criticaram o tratamento da mídia ocidental ao país.

Além da Reuters, a embaixada também reclamou da forma como a CNN informou que a atiradora esportiva Yang Qian tinha ganhado medalha de ouro na modalidade.

“Qualquer um que ainda considera que a embaixada está reagindo exageradamente a reportagens ocidentais contra a China, e acredita que elas são imparciais, não políticas e independentes, por favor veja a melhor manchete anti-China/humanidade de hoje, apresentada pela CNN”, disse a embaixada.

A manchete da matéria dizia “Ouro para China…e mais casos de covid-19”.

Com informações via Poder360

Leia também: Stefani e Pigossi vencem de virada e avançam às quartas em Tóquio

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário