Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Engenheiro é a primeira pessoa do mundo a usar prótese de olho em 3D

Impressão 3D tem o potencial de diminuir pela metade o tempo necessário para desenvolver uma prótese ocular
Especial Publicitário
Steve Verze, de 47 anos é a primeira pessoa do mundo a usa o olho protético criado por uma impressora 3D (Foto: Moorfields Biomedical Research)
Steve Verze, de 47 anos é a primeira pessoa do mundo a usa o olho protético criado por uma impressora 3D (Foto: Moorfields Biomedical Research)

O engenheiro Steve Verze, de 47 anos é a primeira pessoa do mundo a usa o olho protético criado por uma impressora 3D. Verze passou por um procedimento no hospital de oftalmologia Moorfields Eye, de Londres, na quinta-feira (25) para colocar a prótese no olho esquerdo.

A prótese tem aspecto do que a tradicional feita de acrílico. “Eu preciso de uma prótese desde os 20 anos e sempre me senti inseguro sobre isso”, disse Verze em um comunicado à imprensa.

A inovação, que imita perfeitamente o órgão, utiliza de técnicas menos invasivas em relação aos outros procedimentos de implante. O encaixe de próteses tradicionais requer a retirada de um molde da cavidade ocular. Para o desenvolvimento da prótese 3D, essa informação é obtida de maneira digital.

“Outros olhos protéticos consistem em uma íris pintada à mão em um disco que é então embutido na órbita do olho. No entanto, o 3D foi projetado para ter uma definição mais clara e profundidade real para a pupila, disse o hospital no comunicado.

O olho funcional de Verze foi examinado para garantir que os dois olhos tivessem a mesma aparência. “Quando saia de casa, não gostava do que via. Este novo olho está fantástico e, por ser baseado na tecnologia de impressão digital 3D, a expectativa é que só melhore ainda mais”, disse o paciente.

De acordo com o hospital de oftalmologia Moorfields Eye, a impressão 3D tem o potencial de diminuir pela metade o tempo necessário para desenvolver uma prótese ocular: de seis semanas para cerca de duas ou três. Um porta-voz disse à CNN que ensaios clínicos envolvendo mais pacientes devem começar em breve.

Primeiro protótipo do olho biônico (Foto: University of Minnesota/McAlpine Lab)

Depois de criada a primeira córnea em impressão 3D, agora é a vez de um olho completo, biônico, com retina feita a partir de impressão 3D.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos EUA, conseguiu pela primeira vez usar a técnica de impressão 3D para fabricar uma matriz de receptores de luz sobre uma superfície hemisférica – uma retina artificial.

Este é um passo significativo rumo à criação de um olho biônico, que no futuro promete ajudar as pessoas com problemas de visão a enxergarem melhor, ou voltarem a enxergar.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário