Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Entre crise e alegorias, Garantido completa 110 anos neste sábado (24)

Ganhador de 32 dos 55 festivais já realizados, a agremiação enfrenta uma crise em sua atual gestão, que inclusive ameaçou de não participar das apresentações
Especial Publicitário
Boi Garantido
Foto: Boi Garantido @sicsupaulo

Amazonas – Em meio a uma crise institucional, com presidente afastado e uma suposta não participação no 56º Festival Folclórico de Parintins, o Boi Garantido completa neste sábado (24), 110 anos como agremiação folclórica do estado do Amazonas.

A história do boi começou com o seu criador Lindolfo Monteverde, que ao brincar de boi, relatava que quando o seu boi “brigava” com o boi contrário nunca tinha a cabeça quebrada ou que ficava avariada, afirmando que isso era “garantido”. Desde então, o boi passou a se chamar garantido e a utilizar um coração na testa, representado com pelas cores vermelho e branco.

Ganhador de 32 dos 55 festivais já realizados, a agremiação enfrenta uma crise em sua atual gestão, que inclusive ameaçou de não participar das apresentações nas três noites de festa marcadas para ocorrer nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.

Embora, o momento seja de crise, Garantido já fez apresentações épicas no bumbódromo, em Parintins, consagrando-se como o “boi do povão”, da baixa do São José. Bem como marcou a história dos bois-bumbás com toadas que são verdadeiros hinos, até os dias atuais, como “Lamento de uma raça”, “Parintins para o Mundo ver”, “Vermelho”, “Garantido em Festa”, “Minha sina”, dentre outras que marcam gerações.

Não só as toadas do boi encarnado fizeram sucesso, artistas da agremiação também se tornaram famosos a partir de suas composições para o bumbá, como Paulinho Farias, Tony Medeiros, Klinger Araújo, David Assayag, Sebastião Júnior, Israel Paulain, Chico da Silva e muitos outros.

O boi também projetou muitos nomes de artistas plásticos para o restante do país e que hoje atuam em escolas de samba de renome nos carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Neste ano, a agremiação buscará o 33º campeonato disputando com o boi contrário, Caprichoso, com o tema: “Garantido por toda a vida. “Mestre Lindolfo viveu pelo propósito de levar alegria às pessoas e encantamento ao mundo com seu “Brinquedo de São João”. Em 2023, o seu legado conclama cada um de nós perrechés a também sermos “Garantido por toda vida!”.

Leia mais:

Antônio Andrade é afastado do boi Garantido

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário