Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Estação de ônibus é saqueada e incendiada por vândalos em Manaus, neste domingo

A cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer
Especial Publicitário
Foto: Reprodução| Portal Tucumã

Já são mais de 15 horas de ocorrências de vandalismo pelas vias das principais zonas de Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, Foram contabilizados cerca de 17 veículos incendiados, sendo ônibus de transporte público, viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e micro-ônibus de transportes especiais. Somado a isso, foram registrados ainda, incêndio em caixas eletrônicos de bancos privados e públicos e também em paradas de ônibus do transporte público.

Dentre tantas ocorrências, a equipe do Portal Tucumã flagrou o momento em que uma estação de ônibus no conjunto Joao Paulo, na Zona Leste de Manaus foi saqueada e queimada, na tarde deste domingo (6).

A onda de violência iniciou na noite de ontem (5) e se estendeu na madrugada deste domingo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) anunciou a criação de um comitê de crise para apurar as denúncias de incêndios em ônibus e depredação de prédios em vários bairros de Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho.

O secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, reforçou o policiamento nas ruas e está montando estratégias que possam impedir novos ataques em Manaus. No entanto, orienta que as famílias permaneçam em casa e em segurança.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), repudia os atos de vandalismo ocorridos nas primeiras horas deste domingo (06), em que ônibus do transporte coletivo foram incendiados dentre outros atos violentos.

A violência das ações, aparentemente de caráter terrorista, causou pânico nos operadores do serviço, pois há relatos de grupos encapuzados e armados praticando tais atos, sendo que, por isso, toda a frota foi recolhida.

Atos dessa natureza, além de serem crimes de dano e ilícitos civis, visam disseminar o medo e inviabilizam o serviço essencial.

Ainda de acordo com o Sinetram, esse cenário prejudica, principalmente, o usuário do transporte coletivo e os trabalhadores do sistema de transporte cujas vidas estão em risco.

Por fim, pedimos às autoridades públicas competentes imediatas e urgentes providências para a identificação dos criminosos e para a cessação da onda de violência a fim de que seja viabilizada a normalização do serviço essencial de transporte coletivo.

VEJA A NOTA OFICIAL DA SSP-AM
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informa que um comitê de crise foi criado para apurar as denúncias de ônibus incendiados e depredação de prédios em Manaus e nos municípios de Parintins e Careiro Castanho, neste domingo (06/06).

De acordo com o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, o policiamento está sendo reforçado para que o direito de ir e vir da população não seja prejudicado.

A motivação das ações de vandalismo se deu em razão da morte de um traficante. Informações iniciais, levantadas pelo departamento de inteligência da SSP-AM, apontam que a ordem de depredação partiu de um presídio. Os nomes dos mandantes também já estão sendo levantados e estes serão, posteriormente, transferidos para um presídio federal.

Ao todo, 14 ônibus e duas viaturas foram incendiadas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos.

A cúpula da segurança estadual continua reunida traçando estratégias para evitar que novas ações como esta venham a acontecer.

Atendimento de ocorrências – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), por meio do disque-emergência 193, registrou, entre a noite deste sábado (05/06) e a madrugada de hoje (06/06), 17 ocorrências de incêndio em Manaus. De acordo com o CBMAM os chamados começaram por volta da meia noite, e 17 incêndios em veículos até o momento.

O governador do Estado, Wilson Lima também se manifestou e informou que não vai tolerar esse tipo de conduta e vandalismo em nosso Estado.

“Criamos um comitê para apurar os atos de vandalismo na capital e região metropolitana e punir os responsáveis. Não toleramos o crime organizado e vamos continuar combatendo o tráfico de drogas”, disse Wilson Lima.
Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foram contabilizados 16 incêndios em veículo, um em comércio e outro em um transformador de energia elétrica.

Os incêndios em veículos ocorreram em diversos bairros de Manaus, dentre eles Planalto, Petrópolis, Santa Etelvina, São José 2, Novo Aleixo, Cidade de Deus, Japiim, Tarumã Açu, Jorge Teixeira, Armando Mendes e Flores.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário