Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Estudante brasileira descobre asteroide que pode colidir com a Terra

Verena Paccola analisava visualmente fotos em busca de pontos em movimento, gerava um relatório e enviava para a Nasa
Especial Publicitário
Asteroide passará próximo ao planeta Terra em 11 de janeiro (Foto: Divulgação/NASA/JPL-Caltech)

A estudante de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Verena Paccola, de 22 anos, descobriu mais de 25 asteroides nunca descritos antes pelos pesquisadores. Um deles pode colidir com o planeta Terra, segundo os cientistas.

Quando Verena ainda estudava para entrar na universidade quando descobriu que poderia ‘caçar’ asteroides. “Eu precisava estudar algo além dos conteúdos do ensino médio e fiquei sabendo da oportunidade de caçar asteroide, me inscrevi e fiz o treinamento online para aprender a analisar uma sequência de imagens do universo”, disse Verena em entrevista para o site da USP.

Ela analisava visualmente fotos em busca de pontos em movimento, gerava um relatório e enviava para os organizadores do programa. O material é enviado para a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, onde cientistas confirmam se é um asteroide ou outro elemento do universo.

“Eu descobri mais de 25 asteroides e pelo menos um deles é classificado como muito importante. Ele faz parte de um grupo que é chamado de fraco, se movimenta mais devagar e pode colidir com a Terra. Agora, a Nasa está colhendo mais dados e irá analisar a órbita do asteroide e verificar qual é a probabilidade de colisão com a Terra e quando isso ocorreria”, disse.

Em dezembro de 2021, ela foi premiada pela descoberta de um asteroide importante no programa Caça asteroides da Nasa e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Verena Paccola
Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário