sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

EUA aprova projeto de lei para proibir importação de produtos da China fabricados por escravos

O Senado dos EUA aprovou uma legislação para proibir a importação de produtos da região chinesa de Xinjiang, são feitos com trabalho escravo
Especial Publicitário
EUA aprova projeto de lei para proibir importação de produtos da China fabricados por escravos
EUA aprova projeto de lei para proibir importação de produtos da China fabricados por escravos

O Senado dos EUA aprovou uma legislação na quarta-feira (14) para proibir a importação de produtos da região chinesa de Xinjiang, a última tentativa de Washington para punir Pequim pelo que as autoridades americanas dizem ser um genocídio contínuo contra uigures e outros grupos muçulmanos.

A Lei de Prevenção de Trabalho Forçado Uyghur criaria uma “presunção refutável” assumindo que os produtos fabricados em Xinjiang são feitos com trabalho forçado e, portanto, proibidos pela Lei de Tarifas de 1930, a menos que de outra forma certificado pelas autoridades dos EUA.

Aprovada por consentimento unânime, a medida bipartidária transferiria o ônus da prova para os importadores. A regra atual proíbe bens se houver evidência razoável de trabalho forçado.

O projeto também deve ser aprovado pela Câmara dos Representantes antes de ser enviado à Casa Branca para que o presidente Joe Biden sancione. Não ficou claro quando isso poderia acontecer.

O senador republicano Marco Rubio, que apresentou a legislação com o democrata Jeff Merkley, pediu à Câmara que aja rapidamente.

“Não fecharemos os olhos aos crimes em andamento do PCCh contra a humanidade, e não permitiremos às corporações um passe livre para lucrar com esses abusos horríveis”, disse Rubio em um comunicado.

“Nenhuma empresa americana deve lucrar com esses abusos. Nenhum consumidor americano deve comprar inadvertidamente produtos do trabalho escravo”, disse Merkley.

Com informações e fotos via Reuters

Leia também: França: população protesta contra passaporte de vacinação e Macron manda policiais revidarem com gás lacrimogêneo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata