Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Ex-secretário de Saúde do RJ é preso durante operação do MP

Edmar Santos é investigado por suspeitas de irregularidades nos contratos de Saúde do Rio durante a pandemia da Covid-19.
Especial Publicitário
secretário edmar santos
Foto: Fábio Rossi/Agência O Globo

Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, foi preso na manhã desta sexta-feira (10) em sua residência localizada em Botafogo, Zona Sul da capital carioca, por volta de 07h50.

Ele é investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPJR) por suspeitas de irregularidades nos contratos de Saúde do RJ durante a pandemia de Covid-19. O Tribunal de Contas do Rio detectou alguns contratos firmados sem licitação, entre eles, o de compra de respiradores, oxímetros e medicamentos e o de contratação de leitos privados.

O governo do RJ gastou R$ 1 bilhão para fechar contratos emergenciais. Edmar e mais sete pessoas são alvos do MPRJ por improbidade administrativa.

“Edmar Santos atuou, com vontade livre e de forma consciente, em comunhão de ações e desígnios, com os demandados na anterior denúncia oferecida na fase I da Operação Mercadores do Caos, desviando um milionário volume de recursos públicos destinados à compra de respiradores/ventiladores pulmonares, até hoje não entregues para o atendimento à população, ainda em meio à grave pandemia do novo coronavírus no estado. Edmar vai responder pelos crimes de organização criminosa e peculato”, diz o MP.

O ex-secretário foi exonerado no dia 17 de maio. A decisão do governador Wilson Witzel foi motivada por conta dos atrasos e problemas nas entregas dos hospitais de campanha, incluindo o desgaste provocado por denúncias de fraudes na licitação para a compra de respiradores.

Com informações do G1

Leia também: Fabrício Queiroz e esposa são beneficiados com prisão domiciliar

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário