Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Explode casos de Covid em Manaus e população lota Vasco Vasques

Atendimento no Centro de Testagem foi reduzido para as 17 horas
Especial Publicitário
(Foto: Dii ferrazz/Portal Tucumã)

Manaus (AM) – O primeiro dia de testagem em massa da Covid-19 no Centro de Testagem Vasco Vasques está sendo marcado por grande procura da população nesta quarta-feira (19). Antes mesmo dos portões abrirem, uma multidão formava uma fila quilométrica do lado de fora do centro de convenções, na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

O novo local organizado para coletar exame de Covid é uma estratégia, uma parceria entre Governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus, que visa ampliar a oferta do teste para rastreio da doença.

Foram montados 20 pontos de coleta, sendo 10 estações em cada uma das duas etapas do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. Cada etapa terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Além do local, o Governo do Amazonas está destinando 46 profissionais, incluindo médicos, e 20 mil testes rápidos de antígeno.

O local oferece o teste rápido para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19. A testagem de pacientes com sintomas respiratórios atende à orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe disse que devido a demanda, o horário de atendimento no Centro de Testagem foi reduzido de 19h para 17h.

“Se eu fecho às 19h, a gente não sai menos de meia-noite. Porque tem que atender todo mundo que está dentro e os profissionais estão extremamente cansados. Não tenho mais como colocar gente para trabalhar, porque tem muita gente doente”, afirmou a secretária.

Espaço público

O governador Wilson Lima disse que o governo avalia a necessidade de exigir comprovante de vacinação em espaços públicos. “O objetivo não é punir ninguém que não tenha tomado a vacina. O que a gente tem feito é campanhas para incentivar as pessoas a se vacinar. Temos vacina em quantidade suficiente para vacinar todo mundo no estado do Amazonas com primeira, segunda e terceira dose. a vacina é forma mais poderosa para a gente conter a Covid,” afirmou o governador.

David Almeida disse que tem preocupação com a aglomeração de pessoas na praia da Ponta Negra. “A gente tem feito monitoramento, caso haja necessidade, nós faremos as intervenções necessárias Se necessário for, nós faremos o fechamento da Ponta Negra aos domingos, ainda não é o momento”, disse David Almeida.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário