Durante todo este mês, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estarão em cinco municípios do Amazonas para orientar os extrativistas locais sobre o funcionamento da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Aproximadamente 200 pessoas devem ser atendidas.
O objetivo é explicar o funcionamento da política aos pequenos produtores que vivem da coleta de produtos do Bioma Amazônico. Por meio da PGPM-Bio, a Conab beneficia os extrativistas, garantindo a eles o pagamento de uma subvenção quando comprovam a venda de seu produto por preço inferior ao mínimo estabelecido pelo governo federal.
Em média, serão visitados 50 beneficiários/extrativistas por município, de um total de 5 municípios. Isso totalizará 200 pessoas atendidas durante as viagens de gestão e orientação. Os municípios visitados são Coari, Codajás, Eirunepé, Manicoré e Tapauá. Entre os produtos destacados estão o açaí, a andiroba, a borracha, a castanha, o buriti, o cacau e o murumuru.