Desenvolvedores independentes de aplicativos teriam obtido informações pessoais irregularmente a partir dos perfis nas plataformas (Reprodução)
Facebook e Twitter alertaram, nesta segunda-feira (25), sobre o vazamento de dados de centenas de usuários. A coleta irregular teria ocorrido após aplicativos desenvolvidos por terceiros serem instalados em celulares.
As duas empresas receberam um relatório de pesquisadores de segurança que descobriram que os softwares One Audience e a Mobiburn davam aos desenvolvedores independentes o acesso às informações pessoais.
Segundo o comunicado publicado pelo Twitter, o email, o nome de usuário e até os tweets mais recentes foram obtidos de maneira irregular de pessoas que usaram suas contas para acessar os Giant Square e Photofy, por exemplo.
O Twitter disse também que entrará em contato com os usuários afetados e que comunicou o Google e a Apple sobre a vulnerabilidade encontrada.
Um porta-voz do Facebook enviou à CNBC uma nota informando que aplicativos One Audience e a Mobiburn foram removidos por violação das políticas de plataforma e que irá notificar os usuários que tiveram dados vazados. A rede social também orienta ter cautela ao escolher aplicativos de desenvolvedores terceiros e que têm acesso aos dados da conta.
Não há informações sobre a nacionalidade dos usuários prejudicados e nem o número exato de pessoas que tiveram os dados vazados a partir de suas contas no Facebook e no Twitter.
R7