Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Fake news eleitoral teve ‘prisão de cabo eleitoral’ e até falsa nota da polícia

Caso real aconteceu em cidade do interior cearense
Especial Publicitário

(Foto: Reprodução)

Mensagens divulgadas amplamente em redes sociais na tarde deste sábado (28) foram reproduzidas em inúmeros grupos de mensagens como sendo de um episódio de compra de votos praticado por pessoas ligados ao candidato David Almeida (Avante), não passou, na verdade, de um episódio de fake news..

Nas publicações era possível ver um homem sendo abordado por um policial civil, com muito dinheiro encontrado em um dos bolsos. No peito, uma alteração na imagem alterou o adesivo original de um candidato no interior do Ceará para outro modelo, com número e identidade visual da campanha de David Almeida.

A notícia divulgada nas redes sociais chegaram a emitir uma suposta nota da Polícia Civil do Amazonas anunciando a prisão dos cabos eleitorais e afirmando que seriam lavrados os flagrantes por crime eleitoral.

Pouco depois, no entanto, imagens começaram a circular com as fotos sem edição. Nas publicações originais, o caso acontece em Caucaia, cidade cearense onde ocorreram as prisões.

Em nota (esta sim, verdadeira), a PC-AM confirmou não ter emitido o comunicado a ela creditado. Leia abaixo:

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informa que não emitiu qualquer nota oficial confirmando prisão de suposto ou supostos cabos eleitorais de um candidato à prefeitura de Manaus. A informação de prisão não é verdadeira. Trata-se de uma notícia falsa. Em rápida pesquisa na internet é possível localizar a fotografia original, com números de outro candidato.

Raphael Sampaio

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário