Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Falta de ciclovias e cliclofaixas em Manaus é debatida na Aleam

"Manaus é uma das cidades mais hostis do Brasil para se pedalar", disse coordenador da ONG Pedala Manaus.
Especial Publicitário
Ciclovias
Ciclovias

O debate em torno da construção de ciclovias e/ou ciclofaixas na cidade de Manaus voltou a ser mencionado na Assembleia Legistaliva do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (24), pelos deputados estaduais Sinésio Campos (PT) e João Luiz (Republicanos).

O deputado Sinésio Campos cobrou a construção de uma ciclofaixa ligando a zona Leste a Norte, por meio da avenida das Torres e Flores, chegando até próximo ao aterro sanitário. Sinésio destacou ainda, que Manaus está entre as piores capitais no ranking de nacional pela falta de ciclovia e ciclofaixa, de acordo com um estudo realizado em 2019.

“Temos um pólo que produz bicicletas aqui e temos uma cidade que não tem ciclovias e nem ciclofaixas. A Prefeitura de Manaus tem que cuidar dessa questão extremamente urgente e necessária”, ressaltou o parlamentar.

Sinésio destacou ainda que a ampliação das ciclovias e ciclofaixas vai desafogar o transporte coletivo da cidade.

Já o deputado estadual João Luiz cobrou estratégias e campanhas do Executivo Municipal para o uso seguro do modal em Manaus e ressaltou a importância de se implementar políticas públicas relacionadas à ciclomobilidade na capital e também nos municípios do interior. 

Segundo o parlamentar, a necessidade de avaliar e investir em campanhas educativas, de orientação e de conscientização do uso seguro da bicicleta na capital amazonense é urgente a.

“Em Manaus, 4% da população utiliza o modal como meio de locomoção. No entanto, os ciclistas têm de dividir o espaço das vias com ônibus, carros de passeio e veículos pesados que, na maioria das vezes, não respeita a distância devida. O resultado disso, infelizmente, são os inúmeros acidentes”, afirmou João Luiz.

Falta de infraestrutura e segurança

O coordenador da Organização Não Governamental Pedala Manaus (ONG), que realiza diversas ações pelo uso da bicleta, disse que a maior dificuldade para os ciclistas são: a falta de infraestrutura para o uso do modal e a falta de segurança no trânsito.

“As maiores dificuldades dizem respeito a falta de segurança no trânsito. Manaus é uma das cidades mais hostis do Brasil para se pedalar, pois há uma grande quantidade de carros, vias com velocidades elevadas, falta de fiscalização eletrônica (a cidade já está a quase cinco anos sem radares), desrespeito e desconhecimento do motorista em relação a bicicleta e falta de sinalização. O segundo motivo é a falta de infraestrutura para a bicicleta. Manaus tem menos de 38km de ciclovias ou ciclofaixas, totalmente desconectadas e é a última do ranking nacional quando comparamos a extensão da malha cicloviária x a malha para carros”, analisou Paulo.

Paulo ressaltou ainda, que as mudanças para melhoria na mobilidade urbana da cidade ainda vai demorar um tempo para acontecer. “Dificilmente acontecerão ainda neste ano. Desde 2013 que são prometidos 80km de ciclovias e campanhas e até pouquissima coisa foi feita. Nossa expectativa é que possam ser iniciadas, com continuidade nos proximos governos”, ressaltou.

Como ONG, o Pedala Manaus promove o uso da bicicleta como meio de transporte e organiza semanalmente passeios noturnos, que reune cerca de 50 ciclistas.

Novos quilômetros

Sobre o tema das ciclovias e ciclofaixas, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) respondeu que a Prefeitura de Manaus já investiu cerca de R$ 6,8 milhões para otimizar a rede de ciclovias em Manaus e que mais 47 novos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas serão implantados na cidade.

A previsão é de que as obras iniciem na próxima segunda-feira (29), entre os trechos atendidos estarão a faixa que sairá da avenida Senador Álvaro Maia; Av. Brasil – Ponta Negra; na Av. das Torres e a recreativa, na Av. Itaúba, na zona Leste, que será dedicada a passeios públicos para toda família. Os serviços de implantação das ciclovias iniciam na próxima segunda-feira (29).

 A licitação para aplicação de um novo modal foi realizada na Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia (CEL/CC). A empresa ganhadora do certame foi a SR Empreendimentos e Serviços.

Onde andar de bicicleta?

Atualmente, a capital do Amazonas conta com, aproximadamente, 38 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, em diversos locais, como: Parque Ponte dos Bilhares, Passeio do Mindu, Complexo Turístico Ponta Negra, Parque Campo Dourado e na avenida do Futuro, no Tarumã, que recebeu recapeamento completo, são mais 4 km de ciclofaixa nos dois sentidos da via. Além de ciclorrotas no Centro Histórico de Manaus, ligados ao projeto Manôbike.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário