Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Familiares de dois pacientes que morreram em Manaus denunciam superdosagem em estudos sobre tratamento com Cloroquina

Familiares de dois pacientes que morreram após passar por um estudo para testar a eficácia da cloroquina denunciam a equipe por suposta tentativa de fraude nos resultados
Especial Publicitário
Parentes de dois pacientes que morreram em Manaus denunciam superdosagem em estudos sobre tratamento com Cloroquina
Parentes de dois pacientes que morreram em Manaus denunciam superdosagem em estudos sobre tratamento com Cloroquina

Uma reportagem especial do do jornalista David Ágape, publicado nesta segunda-feira (5) pela Gazeta do Povo, levantou novas informações e dúvidas sobre a forma como eram gerenciados estudos no Amazonas sobre o tratamento com Cloroquina e revelou a indignação dos familiares de dois pacientes.

Familiares de dois pacientes que morreram após passar por um estudo para testar a eficácia da cloroquina – realizado em Manaus (AM) com a participação de mais de 70 pesquisadores de diversas instituições e universidades – denunciam a equipe por suposta tentativa de fraude nos resultados do estudo. Segundo eles, os pesquisadores teriam tentado fazer parecer que pacientes tomaram uma dose baixa do remédio, quando, na verdade, teriam tomado uma dose maior, o que os teria levado à morte. A denúncia é reforçada por depoimentos de médicos que acusam a equipe de aplicar uma superdosagem fatal de cloroquina nos pacientes.

Ambas foram enviadas ao Grupo de Atuação Especial de Investigação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que está realizando um Procedimento Investigatório Criminal para investigar o estudo.

Durante o ano que se seguiu, os nomes dos 22 pacientes que morreram durante o estudo e seus familiares ficaram em anonimato, por questões éticas e legais relacionadas a esse tipo de pesquisa, que deve ser sigilosa. Mas a reportagem do jornal conseguiu cruzar os dados e identificar algumas das famílias que lutam para expor a verdade dos fatos.

Com informações via Gazeta do Povo

Leia também: Variante Delta da Covid-19 contamina pessoa na cidade mais populosa do Brasil

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário