Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Fernando Holiday, vereador paulistano, anuncia saída do MBL

Fernando Holiday e o MBL 'se estranharam' nos bastidores nos últimos dias, mas a separação é definida pelo vereador como “amistosa”.
Especial Publicitário
Fernando Holiday, vereador paulistano, anuncia saída do MBL
Fernando Holiday, vereador paulistano, anuncia saída do MBL

Uma das lideranças mais conhecidas do MBL, o vereador paulistano Fernando Holiday (Patriota) está deixando o movimento.

O divórcio deve ser anunciado pelas duas partes em uma nota conjunta, provavelmente nesta quinta-feira (28). Embora Fernando Holiday e o grupo tenham se estranhado nos bastidores nos últimos dias, a separação é definida pelo vereador como “amistosa”.

Oficialmente, as razões apontadas são a falta de prioridade dada pelo MBL a duas pautas que o vereador considera fundamentais: a oposição ao aborto e a defesa de causas LGBT – Holiday é gay.

“Estou saindo por razões pessoais, tenho projetos que quero desenvolver que nesse momento que não são prioridade para o momento, de proteção à vida e causas LGBT”, disse Holiday ao blog.

Segundo ele, é uma espécie de divórcio consensual. “A gente não vai ter intriga, nem pública nem nos bastidores”, afirma.

As duas partes não pretendem tratar nesse momento de outro motivo para o distanciamento entre Holiday e o movimento que o projetou: a sucessão para a presidência da Câmara dos Deputados.

Como mostrou o blog na semana passada, Fernando Holiday ficou incomodado com a troca de farpas entre Renan Santos, coordenador nacional do movimento, e o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS), candidato à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da Casa.

Santos, defensor do impeachment de Jair Bolsonaro, criticou Van Hattem em razão de sua posição mais cautelosa quanto ao afastamento do presidente. Holiday, que apoia o deputado gaúcho, fez questão de demonstrar sua insatisfação pelo Twitter.

Esse caso, que levou a uma crise interna, está superado, mas não evitou a saída do vereador do movimento, oficialmente em razão das prioridades do MBL.

Holiday entrou no grupo em janeiro de 2015, dois meses após a fundação oficial do MBL, e rapidamente se tornou um dos porta-vozes do movimento e membro de sua coordenação nacional.

Com retórica afiada contra a esquerda e bom desempenho nas redes sociais e em vídeos no YouTube, chamou a atenção por defender pautas de direita, em especial a oposição às cotas raciais.

Elegeu-se vereador em 2016 e ganhou novo mandato no ano passado. Em 2022, pretende sair candidato a deputado federal, no que poderá dividir votos com Kim Kataguiri (DEM-SP), atual parlamentar, também ligada ao MBL. Mas essa questão, diz Holiday, não é central para o rompimento.

Nos últimos dias, houve contatos entre o vereador e membros do grupo que ele se segue considerando amigos, mas não foi possível evitar o distanciamento.

Para Fernando Holiday, será melhor para as duas partes.

“Minha saída vai ter um impacto inicial para o movimento, mas por outro lado vai ser uma oportunidade de o MBL testar novas vozes, novas lideranças. Acho que vai ser mais arriscado para mim, já que me tornei conhecido por causa do grupo”, afirma.

Alguns aliados e assessores de seu gabinete devem acompanhá-lo na saída.

Holiday diz que não pretende se filiar a nenhum outro movimento e pretende se dedicar a seu mandato, por enquanto sem planos de deixar o Patriota, partido que foi “colonizado” pelo MBL.

Com informações via Folha
Foto
: Divulgação


Leia também: Nego do Borel tem casa revistada pela polícia que apreende seu passaporte e R$470 mil

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário