Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Festival Folclórico de Parintins pode acontecer através de live, diz Wilson Lima

Wilson Lima esteve em Parintins realizando entrega de novos materiais para o combate ao coronavírus no Hospital Jofre Cohen.
Especial Publicitário
live festival parintins

Foto: Wigder Frota

O mês de junho é aguardado com muita expectativa pelos amantes de Caprichoso e Garantido visando o tradicional Festival Folclórico de Parintins, a 370 quilômetros de Manaus. No entanto, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tão aguardada festa, que acontece tradicionalmente no mês de junho, precisou ser adiada.

Wilson Lima (PSC), esteve em Parintins nesta sexta-feira (05) para entregar novos respiradores, testes rápidos e EPIs para o Hospital Jofre Cohen, unidade referência no tratamento contra a Covid-19 na Ilha Tupinambarana.

Durante coletiva realizada no Bumbódromo, Wilson falou sobre a possibilidade das realizações de transmissões ao vivo (live) nos dias do festival, marcado para os dias 26,27 e 28 de junho, com o intuito de evitar aglomerações.

Ele falou sobre a possibilidade de uma nova data para o festival, mas ressaltou que tudo vai depender de como a pandemia vai se comportar nos próximos dias.

“A Secretaria de Cultura está aqui decidindo com os bois como é que vamos realizar isso. E a realização com público vai depender muito do que vai acontecer nos próximos dias no número de óbitos e de casos, não só em Parintins, não só no estado do Amazonas, mas como no contexto mundial. A questão da realização presencial vai depender da indicação de especialistas”, disse.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, noite e multidão
Ritual Palikur, o Triunfo da Luz, apresentado pelo Boi Garantido em 2019. Foto: Wigder Frota

A coletiva contou com a presença de Fábio Cardoso, presidente do Boi Garantido, Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso, e do prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM).

Opinião

A possibilidade levantada por Wilson Lima gerou uma intensa repercussão, principalmente nas redes sociais. O universitário Alexandre Garcia, torcedor do Boi Garantido, disse que a melhor decisão seria cancelar o festival desse ano e achou válida a ideia da live, porém, com restrições.

“Eu creio que cancelar o Festival seria pelo bem de todo mundo. Declara os dois bois campeões ou nenhum é campeão mesmo. Acho válida a ideia de lives, mas nao acho válida a competição. Poderia usar o método feito na Alvorada e no Ensaio Show do Caprichoso, apenas para cobrir a lacuna pros brincantes e torcedores”, falou.

O servidor público Tharzio Wanderson, torcedor do Boi Caprichoso, apoiou a ideia de lives nos dias do Festival. “Eu acho que os bois deveriam fazer três dias de live, uma coisa bem simples. Acho que nenhum deveria ser declarado campeão, já que não vai ter festival”, disse.

Temas

Atual campeão do festival, o Boi Garantido defende o tema ‘Somos o Povo da Floresta’, escolhido pela Comissão de Arte e assinado pelo artista plástico Junior de Souza. O Boi da Baixa do São José irá relatar a luta dos caboclos e povos indígenas na luta pela preservação da Amazônia e relata sobre a falta de políticas públicas em torno do meio ambiente.

O Boi Caprichoso aborda o tema ‘Terra: Nosso Corpo, Nosso Espírito’, conceituado pelo Conselho de Arte e tem a palavra final do folclorista Ericky Nakanome. Inspirado na Marcha das Mulheres Indígenas, a temática é um chamamento pela preservação do planeta e levanta a bandeira de luta contra o desmatamento da floresta.

Por João Paulo Castro

Leia também: Músicos do Boi Garantido realizam live solidária no próximo domingo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário