Pesquisar
Close this search box.

Filme universitário produzido na UEA ganha festival nacional de cinema

O filme universitário produzido como TCC ganhou na categoria de Júri Popular com mais de 15 mil votos no VI Festival Audiovisual FIAM-FAAM
Especial Publicitário
Filme universitário produzido na UEA ganha festival nacional de cinema
Filme universitário produzido na UEA ganha festival nacional de cinema

O filme “Deixa o Rio Levar”, produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ganhou na categoria de Júri Popular com mais de 15 mil votos no VI Festival Audiovisual FIAM-FAAM 2020, ocorrido no dia 11 de dezembro.

O festival foi realizado digitalmente e premiou produções audiovisuais universitárias de todo o país, dentre os concorrentes o filme amazonense disputava a categoria de Júri Popular, ‘Deixa o Rio Levar’, que retrata a problemática do desaparecimento de crianças no Estado do Amazonas. O curta-metragem disputou com 80 filmes do Brasil inteiro, ao todo foram 31.564 votos e com 49,3% dos votos, somando mais de 15 mil no total, os estudantes levaram a premiação pra casa.

“Esse projeto foi o resultado de anos de graduação aprendendo a fazer cinema e audiovisual, o resultado de muito trabalho e esforço durante 6 dias no interior do Amazonas, sem sinal de celular. Foi um projeto cheio de dificuldades e obstáculos, mas que saiu como tinha que ter saído, e acabou ganhando um festival nacional de cinema”, disse o realizador audiovisual, Brener Neves.

Para o jovem, ter conseguido o reconhecimento é um sinal de crescimento da área no Estado. “Ter ganhado o prêmio mostra a força do cinema amazonense de querer chegar longe, afinal foram mais de 15 mil votos de pessoas que se empenharam para que o resultado fosse mais um filme amazonense premiado, e conseguimos!”, declarou.

Ir Além

Levar a Universidade do Estado do Amazonas pra um festival audiovisual nacional traz a visibilidade que é preciso para o cinema manauara. “O curta é resultado do curso de Produção Audiovisual da UEA que hoje está inativo, então isso reacende o debate da importância de uma formação superior em audiovisual na cidade. Espero que o cenário mude e um dia fazer cinema em Manaus seja mais democrático!”, disse Brener.

O curta foi dirigido por Brener Neves, com produção de Lucas Rosário e roteirização do diretor com Jullie Soares. A direção de fotografia é assinada por William Moita, direção de arte  Jullie Soares e Amanda Negreiros, já o som ficou por conta de Helione Meireles e Lucas Maciel, finalizando a montagem Geovanna Oliveira e Brener.

Com informações da Assessoria
Foto:
Divulgação /ASCOM/UEA.

Leia também: Câmara aprova projeto que regulamente Fundeb; texto segue a sanção

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário