Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Força Nacional será designada para trabalhar em terra Yanomami

Os agentes da Força Nacional vão reforçar a segurança do povo Yanomami após vários ataques de garimpeiros em Roraima. Confira
Especial Publicitário
força nacional terra yanomami
Foto: Victor Moriyama

Manaus – O Ministério da Justiça autorizou que tropas da Força Nacional de Segurança Pública sejam enviadas à Terra Indígena Yanomami, localizado às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, Norte de Roraima, após pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) pelo site Poder 360.

A determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e busca atender “as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

O emprego do contingente foi autorizado por 90 dias, prazo que poderá ser prorrogado, se necessário.

A chegada da Força Nacional é resultado dos constantes ataques de garimpeiros no território dos indígenas. Em maio deste ano, líderes indígenas afirmaram que duas crianças Yanomami, de 1 e 5 anos, foram encontradas mortas na comunidade de Palimiú depois de um ataque armado de garimpeiros.

O território dos Yanomami é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980.

A comunidade indígena Palimiú se localiza na Terra Yanomami, às margens do Rio Uraricoera, e faz parte da rota usada por garimpeiros para chegar aos acampamentos que ficam no meio da floresta.

O Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) e a Hutukara Associação Yanomami afirmam que os conflitos do dia 10 de maio são motivados por uma espécie de barreira sanitária que indígenas montaram para evitar a contaminação por Covid-19 e o avanço do garimpo ilegal na Terra Yanomami.

Com informações do Poder 360

Leia também: Wilson Lima é vacinado contra a Covid-19 durante ‘viradão’ em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário