Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Frota do transporte coletivo vira tema de debate na CMM

"Hoje faltou 40% dos trabalhadores porque não conseguiram chegar a tempo, porque faltou ônibus, mas não tem ônibus suficiente. Não tem como cumprir decreto se não tem ônibus", finalizou Sassá
Especial Publicitário
Frota
Frota

Um tema muito polêmico e bastante visado, a frota do sistema de transporte coletivo da cidade, voltou às atenções na plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (28).

A falta de ônibus para atender os trabalhadores, logo nas primeiras horas do dia, foi comentada pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT), que disse que muitos trabalhadores voltaram para suas casas porque não teve ônibus para chegar aos canteiros de obra.

Sassá disse que não há como os trabalhadores cumprirem o decreto governamental, que alterou o horário do funcionamento de abertura da cidade se não há coletivos para atender a demanda. “Os trabalhadores precisam sair 5h30 da manhã para pegar 7h30, e quando for pegar 6h30 vai ter que pegar 4h da manhã. Se já não tem ônibus em Manaus normal, imagina nesse horário”, disse Sassá propondo requerimento para revogar o decreto governamental.

“Hoje faltou 40% dos trabalhadores porque não conseguiram chegar a tempo, porque faltou ônibus, mas não tem ônibus suficiente. Não tem como cumprir decreto se não tem ônibus”, finalizou Sassá.

Outro parlamentar que se manifestou sobre o tema foi o vereador Cláudio Proença (PMN), falando que acredita que os 300 novos ônibus, prometidos pelo prefeito Arthur Neto (PSDB) em janeiro, devam chegar até o final do ano. “Eu acredito e tenho certeza: ônibus novos chegarão na cidade de Manaus. A cidade pode ter certeza que teremos os 300 ônibus sim, parte fomentada pelos empresários e parte pelo cooperativismo”, disse o vereador.

Chico Preto (DC) questionou diversos pontos do relatório de intervenção do sistema de transporte coletivo e chegou a dizer que a Prefeitura de Manaus já investiu R$ 50 milhões nas empresas do sistema, só em 2020, e não há garantias de melhoras no sistema de ônibus de Manaus.

Roberto Sabino (Podemos) também se manifestou sobre o tema e disse que os ônibus novos não vão “resolver o problema” do transporte na cidade e cobrou posicionamento, por parte do Governo do Amazonas e Federal, em ajudar a cidade. Segundo o parlamentar, o que solucionaria o transporte em Manaus é a construção de um metrô.

Comissão de Transporte

O presidente da Comissão de Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade da Câmara Municipal de Manaus (COMTMUA/CMM), Rosivaldo Cordovil (PSDB), comunicou que na próxima semana uma comitiva vai fazer uma viagem técnica para acompanhar a questão dos novos ônibus que chegarão na cidade Manaus. O parlamentar disse que é necessário fiscalizar para que os manauaras não recebam “ônibus maquiados ou encarroçados”.

Leia mais: Prefeitura gasta mais de R$ 50 milhões e população continua à mercê, diz vereador

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário