Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Furto, roubo ou trabalho mal feito? A polêmica das grades do complexo viário da Constantino Nery

Problema no Complexo Viário já persiste a um bom tempo na obra que tem menos de um ano de inauguração e vem tirando a tranquilidade de motoristas
Especial Publicitário
Complexo viário da constantino nery

Manaus – Inaugurado em 29 de junho de 2020, o complexo viário Ministro Roberto Campos, situado na confluência entre Avenidas Constantino Nery, São Jorge e João Valério, na Zona Centro-Sul de Manaus; tinha tudo para ser uma obra de excelência para os amazonenses que vivem na capital, mas, no entanto, se tornou um dos pesadelos diários de quem precisa passar pelo local.

Apelidado de “entala gato” e “viaduto de anão”, o complexo agora torra a paciência e a grana do bolso de motoristas, isto porquê as grades de ferro instaladas no chão das vias do complexo sumiram pela quinta vez, desde a sua inauguração. O levantamento é da Prefeitura de Manaus e foi divulgado nesta quinta-feira (13). Entre as inúmeras versões para a persistência do problema, o Portal Tucumã apresenta duas delas: furto ou serviço mal feito.

Leia mais: Em menos de 10 dias, grades de bueiros no Complexo Viário da Constantino Nery voltam a ‘sumir’

– foto: Paulo César/Portal Tucumã

No mês de maio, após inúmeras denúncias por meio da internet sobre o furto de grades de proteção dos bueiros do Complexo Viário da Constantino Nery, a Prefeitura de Manaus resolveu reinstalar novamente os itens. Porém, em menos de dois dias, as grades voltaram a apresentar o mesmo problema de sempre: parte da proteção está sem grade e, segundo a Prefeitura de Manaus, o complexo vem sendo alvo de vandalismo.

Complexo viário da Constantino Nery – Divulgação

O que diz a Prefeitura de Manaus?

Conforme a assessoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o consórcio responsável pela construção do equipamento está repondo todas as grades que ultimamente estão sendo furtadas. “O consórcio tem total responsabilidade da manutenção por cinco anos, sem ônus para a Prefeitura de Manaus”, informou o órgão em nota enviada ao Portal Tucumã. 

Nesta quinta (13), a Seminf fez um alerta ao Portal Tucumã de que, mesmo com todas as fiscalizações e cuidados, “o equipamento tem passado por atos de vandalismo, onde as grades têm sido roubadas ou quebradas. A situação acaba que prejudica a circulação de veículos e a população como um todo”, destacou o órgão.

O que diz a Polícia Civil do Amazonas?

A reportagem procurou a assessoria da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), para saber se houve algum registro de ocorrência (B.O) de roubo ou furto de ferros do Complexo da Constantino Nery, porém, em nota, a resposta foi de que “em pesquisa no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) nada foi encontrado”.

Sobre casos de furto ou roubo de equipamento público, a Polícia Civil do Amazonas foi questionada sobre: se há uma delegacia especializada para o registro da ocorrência? Qual procedimento é adotado para quem é flagranteado por esses crimes? Como denunciar esses tipos de crime? No entanto, a Polícia Civil do Amazonas deixou de responder esses questionamentos.

Complexo Viário da Constantino Nery
– foto: Paulo César/Portal Tucumã

A reportagem procurou a Seminf, para saber se algum representante da Prefeitura de Manaus procurou a polícia para formalizar a denúncia de furto ou roubo dos ferros, porém, até a publicação desta matéria, não houve retorno.

O que dizem aqueles que passam pelo local?

O resultado é o prejuízo no bolso dos motoristas, que passam diariamente pelo local. Apesar da suspeita de furto dos ferros, motoristas afirmam que as grades foram mal colocadas e, por isso, logo quebraram.

Complexo Viário da Constantino Nery
– foto: Paulo César/Portal Tucumã

“Isso foi reparado no domingo, na terça já estava quebrado. Passo por aí todos os dia e vi grade jogada na via. Depois alguém deve ter levado. O serviço que não foi bem feito e não durou dois dias de tráfego”, destacou Paulo Oliveira, em um post no Facebook.

Reforçando a versão, um outro cidadão comentou: “não furtaram, quebrou. Eu passo aí todo dia, [o gradil] estava arrebentado e espalhado ferro pela pista. Alguém colocou [os ferros] para o lado da rua”.

Nesta quinta-feira (13), uma equipe do Portal Tucumã visitou o complexo viário da Constantino Nery, veja imagens do local:

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário