Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Futebol gay entre Amazonas e Pará esquenta o sábado na zona norte de Manaus

Este confronto inédito do futebol gay entre Amazonas e Pará irá acontecer às 17horas, no estádio Oswaldo Frota, na Cidade Nova, Zona Norte da capital
Especial Publicitário
Amazonas vs Pará: Ball Cats e Barcemonas se enfrentam no Oswaldão
Futeball gay

Um grande marco na história do futebol gay do Norte do Brasil será escrita neste sábado, 24 de outubro, data do aniversário de 351 anos da cidade de Manaus. É que a equipe Ball Cat’s, do Amazonas – primeiro time de futebol gay do estado – vai enfrentar as Barcemonas, do Pará, em um amistoso interestadual. Este jogo inédito irá acontecer às 17h, no estádio Oswaldo Frota, na Cidade Nova, Zona Norte da capital.

A partida marca o aniversário de seis anos de fundação do Ball Cat’s. O presidente, fundador e atacante do time, Júnior Leocádio, o Pedrita, criou a equipe após a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Agora, com o time reformulado e com direito a um novo técnico, ele fala sobre o desafio de criar um “clássico” esportivo no Norte do País.

“Estou vivendo um momento maravilhoso do futebol gay. Graças a Deus estamos conseguindo levantar a categoria. O futebol gay, a gente brinca, a gente se rasga, a gente fresca, mas é sério”, ressalta Pedrita.

O Drama e a Superação do Ball Cat’s

Antes do amistoso interestadual, o Ball Cat’s perdeu técnico, jogadores e quase encerrou as atividades. Mas Pedrita – que não desiste nunca – levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima, reformulando o elenco, que agora tem também jogadores do município de Iranduba (a 31 quilômetros da capital), e, com a chegada do técnico Sony Ferreira, o time promete mostrar uma nova face no confronto contra as Barcemonas.

Fraternidade no time Ball Cat’s – Foto: Divulgação



“Graças a Deus tenho amigos que nunca me abandonaram, como o professor Daniel (Coelho). Hoje nós estamos com um elenco renovado com nove jogadores novos. O nosso novo treinador, o professor Sony Ferreira, é uma pessoa muito conhecida e muito bem conceituada no futebol amazonense. Ele já treinou time masculino, feminino, categoria de base e agora vai estrear como técnico de um time LGBTQI+”, detalha.

Pedrita informa que o amistoso vai ter um jogo de volta, desta vez no Pará, no ano que vem. “Este jogo já vai nascer clássico! Eu sempre sonhei mostrar a força do nosso futebol e vai ser um portal que vai se abrir para o futebol gay aqui do Norte. É um sonho que está sendo realizado”, diz.

A tradição e o Foco do Barcemonas

Para o coordenador do Barcemonas, Jhonata Nascimento, a luta do time é pela inclusão da população LGBTQI+.

“Nosso time foi fundado em 5 de abril de 2010 e aos poucos a gente foi envolvendo as outras gays de outros bairros e até de outras cidades”, revela.

Time Barcemonas – Foto: Divulgação


É claro que para a equipe chegar a Manaus, a luta foi grande.

“Foi um sufoco! Fizemos rifa, fizemos bingo, vendendo produtos do time, recebemos doações de pessoas que adoram o time. Para a gente é uma história única. É a primeira vez que vamos sair do Estado, é a primeira vez que vamos representar o Estado. Vamos nos juntar com as nossas irmãs do Norte e dar um belíssimo espetáculo. Futebol sem preconceito, futebol gay. A maioria dos nossos jogadores vão viajar pela primeira vez de avião, então vai ser único, tudo vai ser a primeira vez”, finaliza Jhonata.

Além do amistoso futebol gay entre Amazonas e Pará no aniversário de Manaus, Ball Cat’s e as Barcemonas prometem começar a planejar a realização da primeira Copa Norte de Futebol Gay. “Vai o ser luxo!”, comentam apoiadores.

Os brasões de time das rivais – Foto: Divulgação

Informações:

Amistoso Ball Cat’s (Amazonas) x Barcemonas (Pará)

Local: Estádio Oswaldo Frota, o Oswaldão, na Cidade Nova, Zona Norte da capital

Horário: 17h

Data: Sábado (24 de Outubro)

Entrada: Gratuita

Leia também: Aniversário de 351 anos de Manaus – Veja opções para curtir o feriado deste sábado

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário