Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

FVS esclarece informações sobre vacinas vencidas aplicadas no Amazonas

Confira quais municípios do Amazonas receberam doses vencidas
Especial Publicitário
Brasil - Distribuição de vacinas da AstraZeneca inicia neste sábado

Um levantamento do governo federal apontou que três lotes de vacinas distribuídos no Brasil estavam vencidos. Desses, ao menos 594 pessoas em 31 municípios do Amazonas podem ter recebido o imunizante vencido.

Três lotes que chegaram em Manaus tinham o prazo de validade vencidos que foram: 4120Z005 validade 14/04/2021; 4120Z025 venceu em 04/06/2021 e o CTMAV501 validade até 30/04/2021

Confira municípios que receberam e a quantidade de doses vencidas aplicadas

MANICORE104
MANACAPURU88
MANAUS86
SAO GABRIEL DA CACHOEIRA46
NOVO ARIPUANA40
IRANDUBA38
NHAMUNDA28
EIRUNEPE24
ITACOATIARA24
NOVO AIRAO20
SILVES20
CANUTAMA15
ATALAIA DO NORTE12
AUTAZES11
COARI8
BARCELOS6
LABREA4
CARAUARI3
BORBA2
HUMAITA2
IPIXUNA2
TEFE2
ANORI1
CAAPIRANGA1
JUTAI1
MANAQUIRI1
PARINTINS1
PAUINI1
RIO PRETO DA EVA1
SAO SEBASTIAO DO UATUMA1
TABATINGA1
TOTAL594

Em todo o país, cerca de 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca.

Nota

No entanto, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) disse por meio de nota que “todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação oficiais do Ministério da Saúde”.

A nota diz ainda que a ” FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

No entanto, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise”.

Já o Ministério da Saúde escarece que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso tenha ocorrido alguma aplicações fora do período, a dose deve ser refeita é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”.

“caso alguma vacina seja administrada após o vencimento, essa dose não deverá ser considerada válida” e a vacinação deve ser refeita. Além disso, ainda segundo a pasta, “o vacinado deverá ser acompanhado pela secretaria de saúde local”.

O lote da vacina é uma informação que deve constar no comprovante de aplicação, conform o exemplo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário