Garantido abre Festival de Parintins exaltando mitos e ancestralidade amazônica

Primeira noite do Garantido destacou lendas, rituais indígenas e a força cultural do povo da floresta no 58º Festival de Parintins.
Especial Publicitário
Festival de Parintins
(Foto: Mauro Neto/Secom)

Parintins (AM) – O Boi Garantido deu início ao 58º Festival de Parintins, na noite desta sexta-feira (27), levando ao Bumbódromo um espetáculo que exaltou as raízes culturais e espirituais da Amazônia. Com o tema “O Ecoar das Vozes da Floresta”, parte do projeto Boi do Povo, Boi do Povão, o bumbá encarnado buscou fortalecer a conexão com sua galera em mais um passo rumo ao sonhado 33º título.

A apresentação foi marcada pela celebração da pluralidade do povo da floresta, destacando a Lenda Amazônica, Item 17, “Tapyra’yawara”, e o Ritual Indígena “Moyngo, A Iniciação Maragareum”, que encerrou a noite com força e espiritualidade. O Ritual Indígena é um dos 21 itens avaliados pelos jurados.

Segundo o coordenador de itens do Garantido, Lucas Vasconcelos, de 25 anos, a primeira noite reforça a ligação do boi com seus torcedores e é resultado de intenso preparo.

“Estamos trabalhando há mais de um ano para esse momento. Temos sempre aquela ansiedade, mas trabalhamos para trazer esse boi grande e diferente para o Bumbódromo”, disse Lucas.

Neste sábado (28), o Garantido volta a se apresentar, encerrando a segunda noite do Festival de Parintins, que conta com apoio do Ministério da Cultura e é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress