Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Garimpo ilegal: cinco garimpeiros são presos com ouro e cassiterita na Amazônia

Além das prisões, os militares apreenderam armas de fogo, munições, drogas, ouro e cassiterita
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação)

Brasil – Duas mulheres e três homens foram presos pelo crime de garimpo ilegal ta Terra Indígena Yanomami no último sábado (5), em Xitei, Roraima. Além do cumprimento dos mandados de prisão, os militares apreenderam três armas de fogo, nove munições, 800 kg de cassiterita, sete gramas de ouro, uma pequena quantidade de maconha e três recipientes de mercúrio.

Segundo o G1, os presos foram encaminhados para Boa Vista, sendo submetidos a exames clínicos e logo transportados até a sede da Superintendência da Polícia Federal.

As ações militares foram realizadas em decorrência da Operação Ágata Fronteira Norte, que visa lutar contra o garimpo ilegal e outros crimes cometidos na região da fronteira.

Ao todo, 131 pessoas foram presos, ocasionando em uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Esquema de extração ilegal de cassiterita desarticulado

Agentes da Polícia Federal (PF), com servidores do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio), desarticularam uma estrutura de extração ilegal de cassiterita em uma região de divisa entre os estados de Rondônia e do Amazonas. No local, foi encontrada uma área de devastação de 118 hectares, equivalente ao tamanho de 118 campos de futebol.

O delegado da Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, Thiago Peixe explicou que o garimpo ilegal foi localizado por meio do sistema de monitoramento via satélite, associado às denúncias da população local. “É uma região distante tanto das unidades de policiamento de Rondônia, quanto do Amazonas, uma espécie de zona cinzenta, onde só conseguimos chegar com a ajuda das aeronaves”, diz sobre os dois equipamentos disponibilizado pelo ICMBio.

Segundo o delegado, com a aproximação das aeronaves ao local, os garimpeiros fugiram e se esconderam na mata para evitar o flagrante. O garimpo ilegal atuava em uma área do Parque Nacional Campos Amazônicos e da Terra Indígena Tenharim Marmelos.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário