sábado,

27 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Google lança Bard, concorrente do ChatGPT, em 50 países incluindo o Brasil

O lançamento na UE tinha sido evitado até agora devido a questões regulatórias
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução/Plataforma AI)

Brasil – O Google anunciou nesta quinta-feira (13), o lançamento do Bard, concorrente da empresa para o ChatGPT, em mais de 50 países, incluindo o Brasil e nações da União Europeia. O lançamento na UE tinha sido evitado até agora devido a questões regulatórias.

O Google tinha originalmente apresentado o Bard em fevereiro, como resposta à ferramenta de Inteligência Artificial (IA) ChatGPT, software desenvolvido pela OpenAI e financiado em grande parte pela Microsoft.

Em comunicado divulgado no blog do Google, a empresa afirma:

“O Bard está disponível na maioria dos países do mundo e nos idiomas mais falados”.

O Bard era uma ferramenta trilíngue (inglês, japonês e coreano) e a partir de agora poderá se expressar em quase 40 idiomas, como português, árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi, segundo o Google. A IA é baseada no modelo de linguagem PaLM 2 e funciona de forma bastante similar ao ChatGPT.
Também poderá comunicar suas respostas oralmente, adaptar o estilo das respostas para a linguagem informal ou profissional ou extrair informações a partir de uma imagem.
É possível pedir ao Bard para organizar informações em uma planilha, com possibilidade de exportá-la para o Google Planilhas. É possível também resumir artigos longos, criar roteiros de viagem, montar rotinas de estudos, otimizar códigos de programação para Python e mais.

Veja mais:

A Google apagou da página principal de seu mecanismo de busca na internet a afirmação que “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”. A frase remetia os internautas para um artigo no qual o diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da empresa no Brasil, Marcelo Lacerda, criticava o Projeto de Lei (PL) 2630, que tramita no Congresso Nacional desde 2020. Se aprovado, o texto dará origem à chamada Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

A retirada do link da página inicial do mais popular mecanismo de buscas da internet foi feita pouco após a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinar que a Google começasse a cumprir, tão logo notificada, a uma série de medidas cautelares para corrigir “indícios” de que está censurando o debate público sobre o PL 2630.

Além da obrigação de sinalizar o conteúdo publicitário deste e de outros conteúdos contrários à aprovação do PL que produzir e divulgar, a Senacon também determinou que a Google passe a informar os consumidores sobre eventual conflito de interesse na questão, já que a eventual aprovação do projeto vai impactar suas operações. Por já ter dado ampla divulgação às críticas à proposta de regulação das plataformas digitais, a Google também terá que começar a veicular, em até duas horas após ser notificada da decisão, as posições favoráveis ao projeto de lei. Se descumprir as determinações da Senacon, a empresa será multada em R$ 1 milhão por hora.

Em seu artigo, que segue disponível no blog da Google, Lacerda sustenta que é necessário “melhorar” o texto do projeto de lei que, segundo ele, “pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso” a ele. O executivo também incentiva os internautas a enviar uma mensagem aos parlamentares pedindo que “melhorem o texto do PL”.

Ao anunciar as medidas cautelares a serem cumpridas pela Google, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino,  afirmou que a Senacon encontrou inúmeros “indícios” de que Google e outras grandes empresas de tecnologia estão tentando manipular o debate público a fim de defender seus próprios interesses econômicos.

Confira a matéria completa:
https://portaltucuma.com.br/notificada-google-retira-link-para-texto-contra-pl-das-fake-news-gc25/

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/D7QIRQn
Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata