Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Governador Wilson Lima entrega quatro ramais totalmente revitalizados na BR-174, em Manaus

Com investimentos de R$ 26,9 milhões, as obras nos ramais facilitam escoamento da produção rural
Especial Publicitário
(Foto: Diego Peres e Alex Pazuello / Secom)

O governador Wilson Lima entrega, nesta terça-feira (13), quatro ramais no quilômetro dois da rodovia BR-174, em Manaus, totalmente revitalizados. Além de segurança no tráfego e qualidade de vida para a população, as obras do Governo do Amazonas impactam positivamente na economia local ao facilitar o escoamento da produção rural.

O investimento de R$ 26,9 milhões faz parte de um pacote de obras de mobilidade que engloba os ramais Sol Nascente, com 1,98 quilômetros; Frederico Veiga, com 3,48 quilômetros; Cláudio Mesquita, com 4,8 quilômetros; e Novo Paraíso, com 5,43 quilômetros; além de uma rotatória.

Os serviços realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), contemplaram terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização horizontal e vertical. Os quatro ramais também receberam trabalhos de hidrossemeadura, uma técnica que consiste em retocar o solo com sementes e adubos minerais para evitar erosão dos barrancos nas laterais das pistas.

Desde 2019, a gestão do governador Wilson Lima já concluiu mais de 159 quilômetros de ramais em todo o Amazonas, totalizando 25 obras com as quatro desta entrega. Atualmente, o Governo do Estado executa mais 128,68 quilômetros de obras em ramais.

Sobre os ramais

O ramal Cláudio Mesquita dá acesso ao ramal Sol Nascente que, por sua vez, permite a entrada nos ramais Frederico Veiga e Novo Paraíso, por meio de uma rotatória. Com a conclusão das obras, atividades como a avicultura, a produção de tambaqui e cultivo de hortaliças ganham impulso.

A pavimentação das vias também fomenta o turismo na região. Os ramais dão acesso ao rio Tarumã-Açu.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), 340 famílias vivem no entorno do ramal Novo Paraíso e desenvolvem a avicultura, com 12.100 bicos de aves de corte e postura; produzem hortaliças em 7,5 hectares, incluindo couve, coentro, cebolinha e alface; e atividades como a piscicultura, com 2,5 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com 46 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí.

Já no ramal Frederico Veiga há 120 famílias que trabalham com a fruticultura, sendo 28 hectares com banana, citros, cupuaçu e açaí; piscicultura, com 1,8 hectares de lâmina d’água e cultivo de tambaqui; avicultura, com 6.200 bicos de aves de corte e postura, e na produção de hortaliças como alface coentro, couve e cebolinha, em 4,2 hectares.

No entorno dos ramais Cláudio Mesquita e Sol Nascente vivem 65 famílias de produtores rurais, com atividades como a avicultura, com 3.600 bicos de aves de corte e postura; o cultivo de hortaliças, sendo 15 hectares com couve, alface, coentro e cebolinha; a piscicultura, com 1,2 hectares de cultivo de tambaqui; e a fruticultura, com oito hectares de banana, citros e cupuaçu.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário