sábado,

04 maio 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

,

Governo do Amazonas inicia integração de novos profissionais do Meio Ambiente

O Governo do Amazonas iniciou a integração de 25 novos profissionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema)
Especial Publicitário
Governo do Amazonas inicia integração de novos profissionais do Meio Ambiente
Governo do Amazonas inicia integração de novos profissionais do Meio Ambiente

O Governo do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (14/06), a integração de 25 novos profissionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os colaboradores foram contratados por meio de edital de seleção, realizado junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), para apoiar a manutenção e a consolidação de 15 Unidades de Conservação geridas pelo Estado.

Os profissionais foram selecionados por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 002/2021, para atuação, por um período de dois anos, no projeto “Consolidando a Implementação de Políticas Socioambientais no Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas”. 

Os selecionados vão apoiar e promover a melhoria nas práticas de produção rural e dos produtos da bioeconomia, de forma alinhada às iniciativas de conservação e recuperação ambiental. O projeto vai contribuir ainda com a conservação da biodiversidade de forma estratégica, para desenvolver a sustentabilidade do Estado e promover o uso consciente dos recursos naturais dentro das UCs e áreas de entorno.

Segundo o secretário da Sema, Eduardo Taveira, o grupo atuará de forma articulada na melhoria da produtividade, geração de renda, capacitação de extrativistas, pescadores, agricultores familiares e de atividades de uso público, atendendo aos objetivos e programas de gestão contidos nos planos de gestão das UCs sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente.

“Esse novo projeto é extremamente importante para o fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação do Amazonas. A expectativa é que a gente possa melhorar nossa atuação, em especial, no desenvolvimento de cadeias produtivas mais sustentáveis e diversificadas. Desta forma, nós oferecemos mais opções de geração de renda para comunidades ribeirinhas e povos tradicionais, ao mesmo tempo que inibimos a prática de ilegalidades ambientais”, ressaltou.

O projeto atenderá, ao todo, 15 Unidades de Conservação, entre elas a Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, a Floresta Estadual de Maués, as Reservas Extrativistas (Resex) Catuá-Ipixuna, Rio Gregório e Canutama, além das Reservas de Densevolvimento Sustentável (RDS) Cujubim, Juma, Rio Negro, Piagaçu-Purus, Rio Amapá, Rio Madeira, Uatumã, Uacari, Amanã e Mamirauá. Desta forma, mais de 9,7 mil famílias serão beneficiadas.

Nesta segunda-feira (14/06), o grupo foi apresentado ao planejamento técnico da secretaria, durante reunião ocorrida no auditório da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O chefe do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Rogério Bessa, destaca a importância da atividade para potencializar os resultados do novo time.

“A integração entre os servidores da secretaria e os novos contratados é justamente para que a gente possa explanar sobre como é o funcionamento do Sistema Estadual do Meio Ambiente, como é a gestão das Unidades de Conservação e o que cada um poderá desenvolver para o cumprimento das metas do projeto”, disse ele, ao destacar os mais de R$ 4,2 milhões investidos pelo Governo do Amazonas para o fortalecimento da gestão de UCs por meio da iniciativa.

FOTOS: Divulgação/Sema

Leia também: Brasil registra 827 mortes por covid-19 em 24 horas; média móvel é de 1.973

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata