Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Governo do Estado assina cooperação técnica com Exército Brasileiro para fortalecer programa Amazônia Conectada

O Governo do Amazonas assinou Acordo de Cooperação Técnica com o Exército Brasileiro para fortalecer o Programa Amazônia Conectada (PAC)
Especial Publicitário
Governo do Estado assina cooperação técnica com Exército Brasileiro para fortalecer programa Amazônia Conectada
Governo do Estado assina cooperação técnica com Exército Brasileiro para fortalecer programa Amazônia Conectada

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), a @SeadAmazonas, assinou nesta terça-feira (06/07), Acordo de Cooperação Técnica com o Exército Brasileiro para fortalecer o Programa Amazônia Conectada (PAC), implantado em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam). A cerimônia foi realizada no Comando Militar da Amazônia (CMA), no 4º. Centro de Telemática de Área (CTA).  

O Amazônia Conectada, projeto interministerial do Governo Federal, tem por objetivo implantar fibra óptica nos leitos dos rios da Amazônia, além de trechos terrestres, para interligar cidades e comunidades, e estabelecer canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis. O projeto já promove a inclusão digital da população do interior e, também, melhora o acesso aos serviços de internet, telemedicina, Ensino a Distância (EaD), segurança pública, trânsito e turismo.  

O acordo de cooperação foi assinado pela titular da Sead, Inês Carolina Simonetti; pelo secretário executivo de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos, Fabrício Cyrino Barbosa; e pelo diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes da Silva. Pelo Exército Brasileiro, assinaram o general de divisão Carlos Alberto Dahmer e o general de brigada Carlos Eduardo da Mota Góes. Também participaram da cerimônia de assinatura as prefeituras de Barcelos, Tefé e Novo Airão.  

O comandante do CMA, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, falou sobre o pioneirismo tecnológico do Amazônia Conectada. “O projeto, em seu quinto estágio, está trazendo ganho estratégico para a nossa Amazônia. Estamos conectando, através de cabos ópticos. E pretendemos, com a somatória de esforços dos presentes, manter o sistema perenemente funcionando. Nosso objetivo é chegarmos a Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira. Unirmos todas as nossas grandes unidades e levarmos essa conexão para as cidades por onde passarmos, buscando a integração e a soberania de nossa Amazônia”, destacou o comandante, general Theophilo Gaspar.  

A secretária da Sead, Inês Carolina Simonetti, ressaltou que o PAC está diminuindo barreiras geográficas e logísticas. “No Amazonas, estado de maior extensão territorial no Brasil, com a expertise do Exército, estamos levando saúde, educação, conectando comunidades”, disse Inês Carolina Simonetti. “Principalmente, a possibilidade de expandir a modernização da gestão nos órgãos e instituições do interior do Amazonas, através da implantação de serviços digitais”, destacou a secretária.  

Atualmente, estão conectados à rede do PAC 6 hospitais, que usufruem de serviços de telemedicina, inclusive com as consultas feitas por com médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP); e 10 instituições de ensino fundamental, médio e técnico. Até final de agosto, outras instituições serão contempladas, totalizando 54 escolas conectadas. 

FOTOS: Gabriel Retondano/Sead

Leia também: Lista de ganhadores do sorteio da Nota Premiada é divulgada em Manaus

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário