Pesquisar
Close this search box.

‘Gratidão ao Amazonas’: Wilson Lima celebra aniversário em Parintins

Nas redes sociais, ele expressou sua gratidão ao Amazonas e continuou sua agenda de intenso trabalho na Terra dos Bois
Especial Publicitário
(Foto: Divulgação / União Brasil AM)

Manaus (AM) – O governador do Amazonas Wilson Lima escolheu a cidade de Parintins para comemorar seu aniversário de 48 anos nesta quarta-feira (26). Nas redes sociais, ele expressou sua gratidão ao Amazonas e continuou sua agenda de intenso trabalho na Terra dos Bois.

“Só tenho a agradecer a Deus e ao povo do Amazonas por, a mim, ter confiado a missão de cuidar das pessoas desse estado. Que Ele siga abençoando e iluminando nossa caminhada!”

Wilson Lima começou sua carreira política em 2012 ao se filiar ao Partido Verde (PV), onde permaneceu por quatro anos. Em 2016, ele se mudou para o Partido da República (PR), mas um ano depois, em 2017, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Em 2018, ele mudou novamente, desta vez para o Partido Social Cristão (PSC), pelo qual concorreu ao governo do estado no mesmo ano.

Em 15 de março de 2018, ele decidiu disputar um cargo eletivo pela primeira vez, lançando sua pré-candidatura ao governo do Amazonas. Com o defensor público Carlos Almeida (PRTB) como candidato a vice, Wilson Lima oficializou sua candidatura em 13 de agosto de 2018, formando a coligação Transformação para um novo Amazonas com a participação do Rede Sustentabilidade (REDE).

Na primeira pesquisa IBOPE, Wilson Lima apareceu com 19% das intenções de voto, atrás apenas do então governador Amazonino Mendes (PDT), que tinha 29%. Na última pesquisa antes do primeiro turno, ele alcançou 32%, contra 35% do governador em exercício. No primeiro turno das eleições gerais no Brasil, realizado em 7 de outubro de 2018, Wilson Lima obteve 33,73% dos votos válidos, superando Amazonino Mendes, que teve 32,74%, e David Almeida (PSB), com 23,59%. Sua campanha foi impulsionada pela promessa de renovação política e pelo apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

No segundo turno, Wilson Lima recebeu o apoio do Partido Socialista Brasileiro e do Partido da Mobilização Nacional, que compunham a chapa de David Almeida e Chico Preto. Com 1.033.954 votos, equivalente a 58,50% dos votos válidos, Wilson Lima foi eleito o 49º governador do Amazonas, vencendo Amazonino Mendes, que obteve 733.366 votos (41,50%).

Nas eleições de 2022, Wilson Lima concorreu à reeleição pelo União Brasil (UNIÃO), na coligação Aqui é Trabalho. No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, ele obteve 42,82% dos votos, contra 20,99% de Eduardo Braga (MDB) e 18,56% de Amazonino Mendes (Cidadania). No segundo turno, realizado em 30 de outubro, Wilson Lima foi reeleito governador do Amazonas com 1.039.192 votos, ou 56,65% dos votos válidos, enquanto Eduardo Braga ficou com 43,35%. Durante esta eleição, Wilson superou seu próprio recorde de votos de 2018, sendo novamente o governador eleito do estado.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário