GRAVE: Amazonas Energia é acusada de destruir rio em Coari

Concessionária pode ser multada em meio milhão de reais
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução / Francisco Jose / Flickr)

Manaus (AM) – A concessionária Amazonas Energia está sendo processada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por despejar óleo queimado no Igarapé Espírito Santo, localizado no município de Coari, interior do estado. A prática, altamente prejudicial ao meio ambiente, pode causar danos irreversíveis à flora aquática e à vida dos rios da região.

De acordo com a ação movida pelo MP-AM, a empresa poderá ser multada em R$ 500 mil a título de indenização por danos morais coletivos. Além disso, a ação pede a recuperação total das áreas degradadas e exige que a concessionária adote medidas para evitar novos danos ambientais.

O MP-AM também solicita que a Justiça determine que a Amazonas Energia se abstenha de qualquer ação que possa prejudicar a regeneração natural da vegetação local. A poluição de corpos d’água por óleo e derivados é uma infração ambiental grave, podendo comprometer ecossistemas inteiros e afetar comunidades ribeirinhas que dependem desses recursos naturais para subsistência.

A concessionária ainda não se manifestou sobre o caso. O processo segue em análise pelas autoridades competentes.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata