Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Indígena do povo Witoto é a primeira amazonense a ser vacinada contra a Covid-19

Vanda Ortega comemorou esse momento e vibrou por receber a vacina. A indígena atua no bairro Parque das Tribos. Saiba mais
Especial Publicitário
indígena covid

Manaus – A técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega, de 33 anos, foi a primeira amazonense que foi vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19) na noite desta segunda-feira (18) no Centro de Convenções Vasco Vasquez, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.

A indígena nasceu no dia 20 de meio de 1987, às margens do rio Solimões, na Aldeia Colônia, do município de Amaturá, interior do Amazonas. Vanda é da etnia Witoto e seu nome na língua materna é Derrquine, que significa “formiga brava”.

Após ser vacinada, Vanda fez um apelo e pediu para que as autoridades de saúde não esqueçam das comunidades indígenas.

“Nós estamos montando um hospital de campanha com nossos esforços. Queremos que o Estado olhe pelo povo indígena. Nós queremos que essa vacina chegue aos nossos povos, ela é importante para nós. As nossas comunidades não tem água potável, é preciso olhar para essas questões”, disse.

Vanda tem atuação marcante no bairro Parque das Tribos, onde vivem cerca de 2500 indígenas de 35 etnias diferentes, na zona Oeste de Manaus.

Números

O boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta 1.790 novos casos de Covid-19, totalizando 232.434 casos da doença no estado, sendo 99.047 de Manaus e 133.387 no interior.

Ainda de acordo com o boletim, foram confirmados 117 óbitos por Covid-19, sendo 60 ocorridos no dia 17/01 e 57 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 6.308 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, neste domingo (17/01), foram registrados 82 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 29.341 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 12,62% dos casos confirmados ativos.

Foto: Reprodução

Leia também: Pacientes do interior começam a ser transferidos para tratamento em outros estados

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário