Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Indígenas denunciam novos ataques de garimpeiros, apesar de ordem de proteção

Indígenas da etnia Munduruku denunciaram ter sofrido novos ataques após uma operação policial que tinha como objetivo expulsar os garimpeiros
Especial Publicitário
Indígenas denunciam novos ataques apesar de ordem de proteção
Indígenas denunciam novos ataques apesar de ordem de proteção

Indígenas da etnia Munduruku denunciaram nesta quarta-feira (26) ter sofrido novos ataques após uma operação policial que tinha como objetivo expulsar os garimpeiros que ocupam ilegalmente suas terras no estado do Pará.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou nesta semana que o governo garanta a proteção dos Munduruku e Yanomami diante das ameaças e ataques que eles vêm sofrendo na mais recente escalada de violência na região, no coração da floresta amazônica.

“Criminosos estão aterrorizando lideranças do povo Munduruku por serem contra o garimpo ilegal”, tuitou Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

“Em um ato terrorista, incendiaram hoje a casa da Maria Leusa Kabá e seguem ameaçando outras pessoas em retaliação à operação da PF na região para expulsar invasores da TI Munduruku”, denunciou Guajajara, uma das principais porta-vozes dos povos indígenas no Brasil.

A Polícia Federal (PF) lançou na terça-feira uma operação com 130 agentes nos arredores do município de Jacareacanga para combater o garimpo ilegal nas terras indígenas, em cumprimento às medidas solicitadas pelo STF.

A PF não confirmou os novos ataques denunciados pelos indígenas, mas afirmou que suas próprias forças “foram surpreendidas por um grupo de garimpeiros, que iniciou um protesto contra a operação de proteção das terras indígenas”.

Com informações via Isto É

Leia também: Modo escuro do Facebook some após bug em celulares Android

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário