Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Indígenas passam tinta em representantes favoráveis à construção de ferrovia

O projeto prevê passagens por áreas de preservação permanente e terras indígenas, onde vivem aproximadamente 2,6 mil pessoas
Especial Publicitário
Foto: Divulgação

Brasil – Os Povos Indígenas do Baixo Tapajós, representados pelo Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), realizaram um protesto durante o Seminário Técnico sobre a Viabilidade dos Aspectos Socioambientais da Ferrogrão, que ocorreu na tarde desta terça-feira (7), em Santarém, após ficarem de fora do seminário.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, representantes da organização e que são favoráveis à construção da ferrovia que irá afetar a região da Bacia do Tapajós, são pintados com tinta de urucum nos rostos, o que não os agrada.

Indígenas dos povos Munduruku, Kayapó, Panará, Xavante, do Tapajós, ribeirinhos e agricultores familiares realizaram na última segunda-feira (4), em Santarém, no Pará, um protesto contra a construção da Ferrogrão.

Com 933 quilômetros (km) de extensão, a ferrovia ligará Sinop, em Mato Grosso, ao porto paraense de Miritituba. O projeto prevê passagens por áreas de preservação permanente e terras indígenas, onde vivem aproximadamente 2,6 mil pessoas.

A obra é defendida como uma alternativa à Rodovia BR-163, principal via de escoamento do agro no Centro-Oeste e será construída paralelamente à estrada.

Veja vídeo:

VEJA TAMBÉM

O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (4), a entrega de mais quatro Terminais Fluviais no Amazonas, desta vez para atender quatro comunidades indígenas de reservas sustentáveis. O objetivo é melhorar o embarque e desembarque de turistas nessas áreas, auxiliando no desenvolvimento econômico por meio do incentivo ao turismo.

Foram beneficiadas com as estruturas fluviais, construídas pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), as comunidades indígenas Cipiá e Tatuyo, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga da Conquista, e Tuyuka e Diakuru, na RDS do Tupé. Os terminais fluviais serão administrados pelos próprios comunitários.

Leia mais

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário