Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Inpa vai mapear tecnologias usadas pela população ribeirinha

As tecnologias contribuem para o acesso à água, alimentação, práticas agroecológicas e desenvolvimento de materiais para habitação
Especial Publicitário
Tecnologias ajudam na produção de alimentos saudáveis (Foto: Inpa/Divulgação)
Tecnologias ajudam na produção de alimentos saudáveis (Foto: Inpa/Divulgação)

Manaus – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vai mapear experiências de sucesso desenvolvidas para melhorar as condições de vida de moradores da área rural do Amazonas. As Unidades Demonstrativas ficarão expostas para visitação no Inpa.

Quem for autor ou participa de algum projeto que resultou numa tecnologia social, pode participar da pesquisa. Basta acessar o link aqui e responder ao questionário. A sua contribuição é importante para a sistematização e popularização das tecnologias sociais na Amazônia.

Denise Gutierrez, coordenadora do projeto disse que a ação fortalece o ecossistema de inovação na Amazônica, contribui para o desenvolvimento econômico e social da região com conhecimento científico, tecnológico e transferência de tecnologia à sociedade, além da reaplicação junto aos segmentos urbanos e rurais amazônicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A proposta do projeto é fortalecer o ecossistema de inovação na Amazônica, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região Norte e do Brasil, por meio da apropriação do conhecimento científico e tecnológico e transferência de tecnologia à sociedade, além da reaplicação junto aos segmentos urbanos e rurais amazônicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

“Mapear as tecnologias sociais da Amazônia é muito importante, porque não se trata apenas de conhecer as iniciativas e as experiências que têm sido desenvolvidas, mas aquelas exitosas e adequadas para a nossa região, ou seja, que se centram nos problemas fundamentais que vivemos quanto ao acesso à água, alimentação, práticas agroecológicas, desenvolvimento de materiais para habitação, dentre outras experiências em várias áreas, mas que sejam adequadas à região Amazônica”, disse Denise.

Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência está com visitas presenciais suspensas em decorrência da pandemia de Covid-19 e no momento passa por obras de reforma, é voltado ao lazer, educação ambiental e popularização da ciência, e já conta em seus atrativos com tecnologias desenvolvidas por pesquisadores do Inpa, a exemplo do purificador de água solar (Água Box ou Ecoloágua) e a Casa Ecológica de Bambu.

Saiba mais

As tecnologias sociais incluem novos produtos, dispositivos ou equipamentos, novos processos, procedimentos, técnicas ou metodologias e novos serviços, bem como inovações sociais, organizacionais e de gestão. Os critérios adotamos pelo projeto para a definição de uma tecnologia social são: uso aberto (sem patente); baixo custo; simplicidade que permite reaplicação; construída em processo de interação com o grupo beneficiado (em algum momento); destinada a resolver um problema concreto e relevante para os beneficiados e que já foi aplicada com efetividade.

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário