Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Invasões de Campo: Brasileirão é manchado por polêmicas

Jogos entre Sport e Vasco, e Ceará e Cuiabá encerraram por conta da entrada de torcedores no gramado
Especial Publicitário
(Foto: AFP / Paul ELLIS - Direitos Reservados)

MANAUS (AM) – O último fim de semana foi marcado por duas invasões de campo no Campeonato Brasileiro de 2022. Na Série B, Vasco e Sport disputavam uma partida que poderia ser um passo a mais rumo ao acesso à primeira divisão da equipe que vencesse. Já na Série A, Ceará e Cuiabá faziam um jogo de desesperados na luta para se afastar do temido Z-4 da competição.

SPORT X VASCO

Na Ilha do Retiro, em Recife (PE), Sport e Vasco, quinto e quarto colocados na série B, respectivamente, faziam uma briga de gigantes para saber quem ficaria com a vaga no G4 da segunda divisão e consequentemente conseguiria o acesso para a Série A na próxima temporada.

Com quase 20 mil torcedores empurrando as duas equipes no estádio, o Leão da Ilha conseguiu abrir o placar aos vinte minutos do segundo tempo, com o uruguaio Labandeira. Mas no fim da partida, após revisão do VAR, o árbitro Raphael Claus marcou pênalti para o Vasco, que foi convertido pelo atacante Raniel, empatando a partida em 1 a 1.

RANIEL E LUIZ HENRIQUE: O atacante do Vasco é cria das categorias de base do Santa Cruz (PE), um dos grandes rivais do Sport, e após fazer o gol de empate foi comemorar em frente à torcida do Leão fazendo gestos provocativos.

Em paralelo, o meia Luiz Henrique, que estava no banco de reservas, atirou um cadeira de plástico em direção à torcida do rival, o que gerou um grande tumulto que acarretou na invasão de campo por parte de alguns torcedores eufóricos do Sport.

Na súmula da partida, o árbitro Raphael Claus confirmou que os dois foram expulsos e desfalcam o Cruzmaltino na próxima partida.

LEIA TAMBÉM:

CEARÁ X CUIABÁ

Na Série A o motivo foi diferente, Ceará e Cuiabá viram a briga contra o rebaixamento ficar mais tensa ainda depois que uma confusão generalizada entre torcedores do Vozão foi parar dentro do campo.

Torcedores do Ceará quebraram cadeiras e começaram a brigar entre si, até que conseguiram invadir o gramado do Castelão na tentativa de cobrar os jogadores do próprio clube.

O Vozão tinha iniciado a partida atrás no placar, e ironicamente a invasão ocorreu logo depois do gol de empate do clube nordestino marcado pelo atacante Jô.

A polícia efetuou disparos de bala de borracha para conter a confusão e usou até spray de pimenta contra os torcedores que estavam no tumulto.

Jogadores deixaram o campo para não serem agredidos por vândalos que estavam dentro do gramado. A Secretaria da Segurança Pública afirmou que tenta identificar e punir torcedores do Ceará que invadiram campo na Arena Castelão.

Muitas crianças também precisaram ser atendidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros durante a ocorrência.

NOTA CBF

A CBF lamenta os episódios de violência ocorridos nos jogos Ceará x Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B, assim como a necessária suspensão da partida Goiás X Corinthians, ontem, pela Série A, para evitar conflitos entre torcedores.

A entidade acredita que atos como esses afastam dos estádios os verdadeiros torcedores e as famílias, os patrocinadores e a boa imagem do futebol num mundo que busca hoje novos horizontes. A CBF aguarda que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes ocorridas justamente no ano em que o futebol brasileiro tem muito a comemorar com os estádios lotados e os campeonatos sendo organizados com êxito nas quatro divisões. A entidade aguarda também sanções severas na esfera criminal. 

– Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nos colocamos no lugar dos pais daquela criança desmaiada em Fortaleza. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso – afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

NOTA STJD

A Procuradoria da Justiça Desportiva vem a público repudiar os fatos graves e lamentáveis ocorridos nas partidas entre Ceará x Cuiabá, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B do Campeonato Brasileiro, ambas realizadas neste domingo, dia 16 de outubro.

O órgão informa que aguarda o recebimento das súmulas das partidas para, juntamente com vídeos e demais documentos, analisar as infrações previstas no Código Brasileiro de Justiça Desportiva e ressalta ainda que medidas enérgicas serão tomadas para que não aconteçam mais episódios de violências no futebol brasileiro.

“A Procuradoria agirá com rigor em todos os casos de violência nos estádios de futebol. Pais e todas as pessoas de bem precisam se sentir seguros em qualquer jogo de futebol no Brasil e vamos lutar para que seja essa a realidade”, afirmou o Procurador-geral Ronaldo Piacente.

LEIA MAIS:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu Telegram e fique bem informado! CLIQUE AQUI: https://t.me/portaltucuma

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário