Responsável por desmatar 540 hectares no AM é multado em R$ 5,4 mi

Agentes do Ipaam constataram que o desmatamento foi realizado com uso de fogo. Área era usada para criação ilegal de gado
Especial Publicitário
(Foto: IPAAM)

Tapauá (AM) – O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multa de R$ 5,4 milhões por desmatamento ilegal de mais de 540 hectares na área de amortecimento da Floresta Estadual de Tapauá, a 449 km de Manaus. A autuação ocorreu após fiscalização realizada nesta sexta-feira (27), durante a Operação Tamoiotatá V.

Durante a fiscalização, os agentes constataram que o desmatamento foi realizado com uso de fogo, prática que amplia os danos ambientais e configura crime ambiental agravado. O responsável utilizava pessoas “laranjas” como intermediárias para ocultar sua identidade e dificultar a responsabilização pelas infrações junto aos órgãos ambientais.

A área desmatada, localizada nas proximidades do quilômetro 150 da BR-319, estava embargada e era utilizada para criação ilegal de gado, com aproximadamente 1,5 mil animais. A infração foi considerada gravíssima e o valor da multa dobrado com base no Decreto Federal nº 6.514/08. Com o embargo, qualquer atividade produtiva no local fica proibida, exceto ações de prevenção a incêndios. O infrator tem 20 dias para pagar a multa ou apresentar defesa.

Foto: IPAAM

Desmatamento no Amazonas

O estado do Amazonas, uma das regiões mais biodiversas do mundo, enfrenta graves problemas ambientais que têm consequências profundas para a sociedade local e global. Entre os crimes ambientais mais comuns na região, destacam-se as queimadas e o desmatamento. Esses problemas não apenas destroem ecossistemas valiosos, mas também causam impactos sociais, econômicos e de saúde pública.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata
plugins premium WordPress