O Irã revelou três novos recursos de defesa em meio às tensões em curso com os EUA, incluindo o sistema de radar ‘Quds’, um sistema de mísseis terra-ar apelidado de ‘9 dias’ e um drone chamado ‘Gaza’ com um alcance operacional de 2.000 km .
The IRGC today unveiled a new drone called Gaza, which can reportedly carry 13 bombs for 2,000km. Also unveiled was the 9 Dey missile defence system and Quds radar system. #Iran pic.twitter.com/I7G8jNAJ2Q
— Kian Sharifi (@KianSharifi) May 21, 2021
Em cerimônia na sexta-feira, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), na presença do comandante-em-chefe, general Hossein Salami, revelou três novas peças de hardware de defesa desenvolvidas no Irã.
Entre eles está um novo drone chamado ‘Gaza’, supostamente capaz de várias missões de vigilância, combate e reconhecimento com uma duração de voo de 35 horas. O UAV (Veículo Aéreo Não Tripulado) de fabricação local exibe orgulhosamente seu nome ao longo da fuselagem.
A mídia iraniana afirma que o drone pode voar mais de 2.000 km, carregando 13 bombas, em missões de combate, bem como 500 kg de equipamento de reconhecimento e comunicação. O alcance do drone coloca a cidade mais populosa de Israel, Tel Aviv, dentro do alcance operacional.
O Irã também exibiu seu novo sistema de mísseis superfície-ar de ‘9 dias’, desenvolvido localmente, que é capaz de interceptar ameaças de curto alcance, como mísseis de cruzeiro, bombas de aeronaves e UAVs.
Salami também esteve presente para o lançamento do sistema de radar ‘Quds’, que foi produzido para implantação rápida e pode ser movido rapidamente.
O Irã se orgulha de suas capacidades de defesa autóctones e lançou publicamente vários novos sistemas no ano passado em meio a tensões crescentes com os EUA e seus aliados. Em fevereiro, o Irã revelou 340 novas lanchas de lançamento de mísseis logo após o lançamento do navio de base avançada, ‘Makran’, um petroleiro convertido de 228 metros.
Leia também: Jerusalém tem novo conflito apenas um dia depois de cessar-fogo