Mundo – Com a queda no consumo de bebidas entre os jovens japoneses e, consequentemente em parte da economia, o governo do Japão, por meio da Agência Nacional de Impostos, lançou um concurso para encontrar novas maneiras de incentivar o consumo do produto.
De acordo com a imprensa japonesa o consumo de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por pessoa em 1995 para 75 em 2020. Os impostos sobre o álcool, que já representaram 5% da receita tributária japonesa em 1980 e 3% em 2011, passaram a responder por 1,7% em 2020.
A popularidade das bebidas alcoólicas entre essa geração caiu devido a mudança do estilo de vida, que ocorreu durante pandemia, mas também por conta do declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população.
A campanha batizada de “Viva Saquê!” convida jovens de 20 e 39 anos a apresentar ideias para tornar a bebida mais atraente e incentivar os jovens a beber mais.
Os participantes devem apresentarem ideias sobre como “estimular a demanda entre os jovens” por álcool por meio de novos serviços, métodos promocionais, produtos, designs e até técnicas de vendas usando inteligência artificial ou o metaverso, segundo o site oficial da competição.
A imprensa japonesa também relata que a iniciativa dividiu opiniões, com algumas críticas sobre a tentativa de promover um hábito pouco saudável.
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