Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Joe Biden tem primeiras conversas com os líderes de Israel e Palestina após bombardeios

A ligação de sábado entre Joe Biden e Abbas é a primeira entre os dois desde que o presidente dos Estados Unidos assumiu o cargo em janeiro
Especial Publicitário
Joe Biden tem primeiras conversas com os líderes de Israel e Palestina após bombardeios
Joe Biden tem primeiras conversas com os líderes de Israel e Palestina após bombardeios

Um porta-voz do presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciou neste sábado (15) que o presidente dos EUA, Joe Biden, entrou em contato por telefone pela primeira vez para discutir os combates em curso na Faixa de Gaza.

A ligação de sábado entre Biden e Abbas é a primeira entre os dois desde que o presidente dos Estados Unidos assumiu o cargo em janeiro. 

O governo Biden tem trabalhado para pressionar por calma entre Palestina e Israel, com o presidente também entrando em contato com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no sábado. As ligações vieram depois que as Forças de Defesa de Israel (IDF) bombardearam um prédio onde os escritórios de mídia internacional da Associated Press e da Al Jazeera estavam localizados.

No telefonema de Biden com Abbas, os dois discutiram “seu desejo comum de que Jerusalém seja um lugar de coexistência pacífica para pessoas de todas as religiões e origens”, de acordo com uma leitura da Casa Branca. Além disso, Biden “enfatizou a necessidade de o Hamas cessar o lançamento de foguetes contra Israel”.

“O presidente também destacou seu forte compromisso com uma solução negociada dos dois Estados como o melhor caminho” para a paz para a Palestina e Israel, diz a leitura.

Biden também falou com Netanyahu sobre as preocupações com as baixas civis, para as quais o primeiro-ministro disse que Israel “está fazendo de tudo para evitar ferir” pessoas não envolvidas em seu conflito com o Hamas. 

Um relatório sobre a ligação do gabinete de Netanyahu disse que o primeiro-ministro garantiu a Biden que os “não envolvidos” foram evacuados da torre de Gaza antes que ela fosse destruída, e ele agradeceu ao presidente por seu “apoio”.

Biden apoiou Israel no início desta semana, dizendo que o aliado dos EUA tem “o direito de se defender” e que espera que a violência em curso “acabe mais cedo ou mais tarde”. 

Os militares israelenses deram aos jornalistas que trabalham no prédio alvo um aviso prévio sobre o ataque, mas negaram o pedido de mais tempo para que recuperem o equipamento de seus escritórios. Um porta-voz afirmou que o prédio também abrigava a “inteligência militar do Hamas”.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, tuitou sobre o telefonema com Biden, dizendo que os EUA “comunicaram diretamente aos israelenses que garantir a segurança dos jornalistas e da mídia independente é uma responsabilidade primordial”. 

Leia também: Bruno Covas segue internado em hospital de São Paulo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário