Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

‘Jogo de empurra-empurra’, diz Wilson Lima sobre a pavimentação da BR-319

A pavimentação da BR-319 tiraria o Amazonas do isolamento interestadual em que vive há anos
Especial Publicitário
BR-319 - Wilson Lima
Fotos: Divulgação / Ilustração: Portal Tucumã

Amazonas – O governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil) esteve reunido durante a semana com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) e a bancada amazonense em Brasília e cobrou do Governo Federal ações para que a BR-319 seja pavimentada. Em uma entrevista concedida a um portal local, o governador disse que é um jogo de “empurra-empurra”.

“É um jogo de empurra-empurra de um dizendo: não a responsabilidade é do Meio Ambiente, e de não sei quem, é de fulano, é de ciclano, de beltrano. Se não houver um posicionamento do presidente da República [Luiz Inácio Lula da Silva] e do Governo federal em dizer assim: Oh, o interesse do atual governo é que a BR-319 seja pavimentada, ela não será pavimentada”, ressaltou Lima.

A rodovia liga o estado a Porto Velho (RO) e tem sido palco de grandes embates tanto por questões ambientais quanto para a integração do estado ao Brasil. A ideia da pavimentação é tirar o estado do isolamento que vem sofrendo há anos e que se agravou ainda mais com o período de estiagem severa que o Amazonas vem enfrentando, com a vazante dos rios que tem impedido a escoação e chegada de produtos em todo o estado.

Lima disse que sempre é a mesma desculpa para que não haja essa integração do estado, afirmando que diversas propostas já foram feitas, incluindo até estabelecer governança nas áreas de proteção nas margens da BR-319.

“E não tem essa conversa: se pavimentar vão destruir mais a floresta… Não existe isso! Isso é desculpa de quem não quer pavimentar a BR-319. A gente (Governo do Amazonas) tem um compromisso de estabelecer governança nas áreas de proteção nas margens da BR-319, de dar todas as condicionantes, de montar patrulha, de montar o que for necessário pra gente juntamente com o Governo Federal, Ibama, ICMBio e com Força Nacional, pra proteger as margens da BR-319”, disse Wilson Lima.

O governador disse que não dá para ficar de “joelhos” para manter uma imagem de que o Governo tem uma imagem de protetor do meio ambiente diante da pobreza no estado e da estiagem que só vem piorando ano após ano.

“Não se pode condenar o povo do Amazonas ao isolamento por um discurso ambiental equivocado. Nós não podemos continuar ajoelhados. O Governo Federal não pode colocar a população do Amazonas de joelhos para construir uma imagem de protetor do meio ambiente”, ressaltou Lima na entrevista.

Reunião com o vice-presidente

Neta semana, Wilson Lima e a bancada federal amazonense voltaram a cobrar o vice-presidente Geraldo Alckmin pontuou que estão empenhados em ajudar o Amazonas neste período de seca e prometeu que vai avaliar soluções para que haja o menor impacto ambiental para uma possível pavimentação da BR-319.

“Foi uma reunião importante de trabalho que o presidente Lula pediu para que todos nós nos empenhássemos aqui rapidamente em ajudar”, resumiu Geraldo Alckmin, ao lado de Wilson Lima em vídeo gravado e publicado na internet.

PAC

A esperança da pavimentação da BR-319 veio com o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em agosto, no entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou investimentos para o estado, mas que não contemplam a pavimentação do trecho do meio da BR, o que é muito esperado pelos amazonenses que veem na rodovia a integração do estado com o restante do Brasil.

Leia mais:

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário