Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Jogos de Tóquio podem criar a cepa ‘olímpica’ da Covid, alerta o Sindicato dos Médicos Japoneses

O Dr. Naoto Ueyama, advertiu em conferência à imprensa que a realização dos Jogos de Verão em Tóquio podem criar cepa 'olímpica' do Covid-19
Especial Publicitário
Jogos de Tóquio podem criar a cepa Covid 'olímpica', alerta o Sindicato dos Médicos Japoneses
Jogos de Tóquio podem criar a cepa Covid 'olímpica', alerta o Sindicato dos Médicos Japoneses

O chefe do Sindicato dos Médicos do Japão, Dr. Naoto Ueyama, advertiu que a realização dos Jogos de Verão em Tóquio como planejado poderia criar uma cepa ‘olímpica’ do Covid-19, enquanto a nação asiática enfrenta uma quarta onda do vírus.

Falando aos repórteres na quinta-feira, o Dr. Ueyama destacou como o prosseguimento dos Jogos Olímpicos uniria em Tóquio “todas as diferentes cepas mutantes do vírus que existem em diferentes lugares”. Com a nação japonesa já lutando para combater o vírus, as autoridades “não podem negar a possibilidade de até mesmo uma nova cepa do vírus potencialmente emergir”.

Se tal situação surgisse, poderia até significar uma cepa olímpica de Tóquio do vírus sendo nomeada desta forma, o que seria uma grande tragédia.

O alerta do profissional médico veio depois que o governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional alegaram que jogos “seguros e protegidos” seriam realizados no verão sob estritas restrições da Covid-19.

Confira conferência na íntegra:

Quando as Olimpíadas começarem, competidores de mais de 200 territórios ao redor do mundo descerão em Tóquio, que tem sofrido como resultado da lenta campanha de vacinação do Japão, que inoculou apenas 5% dos cidadãos do país.

Espectadores estrangeiros foram proibidos de comparecer às Olimpíadas, e as regras sobre convidados domésticos serão definidas nas próximas semanas. Isso vem junto com preocupações internacionais, com o Departamento de Estado dos EUA emitindo um pedido de ‘Não Viajar’ para o Japão devido ao “nível muito alto de Covid-19 no país”.

Na quarta-feira, um parceiro oficial das Olimpíadas de 2020, Asahi Shimbun, publicou um editorial pedindo o cancelamento dos jogos devido ao risco que representam para a segurança pública e às preocupações de que um aumento nos casos causados ​​pela competição possa prejudicar a saúde do país serviço.

O CEO da Tokyo 2020, Toshiro Muto, descartou os temores sobre as Olimpíadas, afirmando que o conselho do grupo não está considerando cancelar ou adiar, mas está apenas focado em como realizar os jogos com segurança.

O Japão está no meio de uma quarta onda de Covid-19, com nove regiões em todo o país já sob restrições de estado de emergência apenas algumas semanas antes do início das Olimpíadas. Desde o início da pandemia, o Japão registrou 729.853 casos do vírus, com 12.601 mortes, segundo dados fornecidos à Organização Mundial da Saúde em 27 de maio.

Foto: Divulgação

Leia também: Menezes é o único político do AM a integrar a comitiva presidencial em São Gabriel

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário