Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

José Levi Mello do Amaral deixa AGU e é 3º ministro a desembarcar do governo em apenas 1 dia

O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, pediu demissão hoje. Com a saída de Levi, segundo auxiliares do presidente, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luis Mendonça, deve retornar para a AGU
Especial Publicitário
José Levi Mello do Amaral deixa AGU é 3º ministro a desembarcar do governo em apenas 1 dia
José Levi Mello do Amaral deixa AGU é 3º ministro a desembarcar do governo em apenas 1 dia

O advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, pediu demissão hoje. Com a saída de Levi, segundo auxiliares do presidente, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luis Mendonça, deve retornar para a AGU, onde atuava antes de assumir o lugar do ex-ministro Sergio Moro.

Para o lugar de Mendonça, segundo fontes, teria sido convidado o atual secretário de segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, que chegou a ser cotado para assumir a direção da Polícia Federal.

“Com o meu mais elevado agradecimento pela oportunidade de chefiar a Advocacia Geral da União, submeto à elevada consideração de Vossa Excelência o meu pedido de exoneração do cargo de Advogado-Geral da União”, disse Levi, em carta de demissão enviada ao presidente Jair Bolsonaro exibida pela CNN e confirmada pela reportagem do UOL.

Uma das razões para que Levi fosse demitido (em Brasília, para efeitos oficiais, é sempre o ministro que pede demissão) foi a ação direta de inconstitucionalidade que o presidente propôs ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra 3 Estados que haviam implementado toque de recolher.

Leia a íntegra da carta de demissão de José Levi (37 KB).

A AGU, por decisão de José Levi não assinou essa ADI. No Supremo Tribunal Federal, o ministro Marco Aurélio enxergou inépcia na peça (porque não poderia ser assinada apenas pelo presidente) e nem analisou o pedido.

Levi tem boa relação com o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de quem o Planalto e bolsonaristas nunca fizeram bom juízo. O presidente tampouco achou o trabalho do advogado-geral excepcional e vai aproveitar o momento para pedir o cargo.

Com informações via Poder360/UOL



Foto: Divulgação

Leia também: Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva deixa o cargo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário