Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

José Ricardo vira o jogo e se torna pré-candidato do PT nas eleições 2020

A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (15) após reunião online na Diretoria Nacional no Partido dos Trabalhadores (PT).
Especial Publicitário
josé ricardo eleição

Foto: Divulgação/Agência Câmara

O deputado federal José Ricardo será o representante do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais 2020, visando a disputa pela Prefeitura de Manaus. A decisão foi divulgada na tarde desta segunda-feira (15) após reunião online no Diretório Nacional do partido.

Com isso, Sinésio Campos fica fora da disputa e José Ricardo se torna pré-candidato a prefeito de Manaus.

José Ricardo teve 64 votos a favor e Sinésio teve apenas 16. Segundo a Direção Nacional do PT, a escolha do deputado federal se deu pelo reconhecimento da sua atuação política em defesa do estado do Amazonas, como também na defesa dos direitos dos trabalhadores de todo Brasil.

O deputado federal afirmou que vai usar o diálogo para unir os setores de dentro e fora do partido. “Vou continuar lutando como sempre estive pela cidade Manaus, que vem sendo muito maltratada por muitos governos. Por isso, é importante um plano de governo forte e construído juntamente com a sociedade e setores que querem ver uma cidade melhor”, disse.

Mais votado

José Ricardo foi o deputado federal mais votado pelo Amazonas na eleição de 2018. Na eleição municipal de 2017 ele ficou em terceiro lugar e na eleição suplementar para governador em 2017 foi o segundo mais votado em Manaus.

As pesquisas apontam que José é o candidato do PT com maior envergadura de votos nas eleições 2020.

Possível irregularidade

Inicialmente o deputado estadual Sinésio Campos foi escolhido pela diretoria municipal do PT para representar o partido nas eleições 2020. Ele venceu a prévia, no segundo turno do processo, com 25 votos contra 2 de José Ricardo Wendling e 19 abstenções de membros que decidiram retirar-se do processo.

No primeiro turno, o resultado favoreceu José Ricardo que arrematou 21 votos, contra 20 de Sinésio Campos e 5 de Sassá da Construção Civil, que na segunda votação se manifestou favorável à candidatura de Sinésio Campos.

Diretoria nacional do PT vai dar o veredito final sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus
Foto: Divulgação/PT-AM

Porém, aliados de José Ricardo não viram a escolha com bons olhos, eles entraram com recurso alegando irregularidades na votação.

O recurso alega que a eleição interna deveria ser em voto secreto, conforme determinação da Direção Nacional em Resolução, o que não ocorreu; falta de debate e tempo necessário para que ocorresse o segundo turno, regra também não cumprida.

Resposta

Procurado pelo Portal Tucumã, Sinésio Campos se manifestou sobre a decisão da Diretoria Nacional do PT em torno da pré-candidatura de José Ricardo.

Em nota, Sinésio afirmou que a decisão final é um desrespeito à democracia e não vai apoiar a candidatura de José Ricardo.

“Isso é desrespeitar as bases que nos elegem, que nos conhecem, que trabalham para a manutenção e aprimoramento do partido dos trabalhadores. Diante dessas atitudes não acreditamos e não podemos apoiar essa candidatura”, disse.

Sinésio alegou que nunca usou fake news para distorcer a imagem de nenhum membro do PT.

“Em nenhum momento, qualquer um de nós utilizou mentiras, fake news para distorcer a imagem de quem quer que seja. Entendo que o mesmo procedimento não foi seguido pelo meu adversário, derrotado nas urnas e ungido pela direção nacional,. Rasgaram o estatuto do Partido dos Trabalhadores”, falou.

Por João Paulo Castro

Leia também: Senador pede a prisão de Abraham Weintraub ao STF

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário