terça-feira,

30 abril 2024

Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Justiça Federal derruba obrigatoriedade da doação de vacinas ao SUS

Segundo a Justiça, mesmo após a imunização do grupo prioritário, as vacinas compradas pela iniciativa privada devem ser divididas meio a meio com o SUS
Especial Publicitário
SUS Justiça Federal

Manaus – A Justiça Federal em Brasília considerou inconstitucional a lei aprovada pelo Congresso Nacional que obriga a doação ao Sistema Único de Saúde (SUS) das doses compradas pelo setor privado. A informação foi divulgada pelo Correio Braziliense nesta quinta-feira (25).

Um Projeto de Lei sancionado no início de março autoriza a compra de vacinas pela iniciativa privada, mas determina o repasse de todas as doses ao SUS até que os grupos de risco — que reúne 77,2 milhões de brasileiros — tenham sido integralmente imunizados em todo o país.

Ainda segundo a legislação, mesmo após a imunização do grupo prioritário, as vacinas compradas pela iniciativa privada devem ser divididas meio a meio com o SUS.

Segundo o juiz substituto da 21ª Vara Federal de Brasília, Rolando Spanholo, a obrigação de doação integral dos imunizantes ao SUS desestimula a sociedade civil a participar da compra e da vacinação contra a covid-19.

Essa falha prejudicaria ainda mais o processo de imunização no país. O magistrado aceitou o argumento de que a restrição viola o direito fundamental à saúde, ao atrasar a imunização.

Na decisão, Spanholo acolheu pedido de três entidades: o Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo; a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo; e o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

Ainda cabe recurso sobre o entendimento do juiz. A Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer à próxima instância, o Tribunal Regional Federal.

Com informações do Correio Braziliense
Foto: Dado Ruvic/Reuters

Leia também: Secretário de Saúde do Amazonas passa a integrar diretoria do Conass

Amazonas registra 1 mil casos e 33 mortes por Covid-19, diz FVS

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário
Banner TCE
Manaus é Chibata