Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Justiça proíbe uso da imagem do personagem ‘Fofão’ na Carreta Furacão

Justiça entendeu que "Fonfon" seria uma cópia de "Fofão"
Especial Publicitário
(Foto: Reprodução redes sociais)

Brasil – A Justiça de São Paulo proibiu a Carreta Furacão de usar a imagem do personagem “Fonfon”. Thomaz Ferreira, juiz da 7ª Vara Cível de Ribeirão Preto, entendeu que “Fonfon” seria uma cópia de “Fofão”, criado por Orival Pessini, no qual a versão é inspirada.

Fofão foi criado por Orival Pessini para o programa Balão Mágico em 1980. Com isso, a empresa de Ribeirão Preto F. de S. C. Dameto Eventos, dona da Carreta Furacão, deve pagar uma indenização de R$ 70 mil reais por danos morais.

“Ainda que em tese a figura do boneco Fonfon seja mesmo uma paródia ou caricatura do personagem Fofão, por se tratar de uma clara imitação extravagante, não merece o enquadramento de estar imune à autorização do criador, seja porque sua nomenclatura remete diretamente à criatura original ou mesmo por estarmos diante de uma réplica desfigurada da vontade do falecido autor”, afirmou o magistrado na decisão.

A defesa afirmou que não houve plágio por parte da Carreta Furacão e alegaram que Fonfon se trata de “caricatura do personagem original”. De acordo com os advogados da empresa, não teria havido violação de direitos autorais.

Veja também:

Dançarino e intérprete do personagem Fofão, Francisco Eduardo passou por um susto ao descer de um trenzinho da alegria fantasiado do personagem, em Caldas Novas, no sul de Goiás. O jovem acabou sendo atropelado por uma moto ao descer do veículo. 

O momento foi filmado por pedestres que assistiam à apresentação na rua. Nas imagens, é possível ver o momento em que Fofão desce do veículo e é atingido por uma moto. Ao G1, o jovem contou nem o motociclista nem ele se machucaram.

Leia mais:

Vídeo: Jovem fantasiado de Fofão é atropelado ao descer de carreta

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: 
https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário