Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

“Kit Intubação” ganha reforço no Amazonas

Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) recebeu, no final da última semana, a primeira remessa do medicamento Norepinefrina (Noradrenalina), para reforçar atendimento na rede estadual de Saúde.
Especial Publicitário

Foto: Divulgação/SES

Com aumento do número de casos de Covid -19, no Amazonas, a Norepinefrina (Noradrenalina), medicamento que compõe o famoso “Kit Intubação”, muito usado em Unidades de Terapia Intensiva, UTI’s, teve um crescimento de utilização nos hospitais do Estado.

Para suprir a demanda, a Secretaria de Estado da Saúde, Susam, por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), conseguiram reforço de 42 mil ampolas, de uma compra de 140 mil unidades, feita pelo Governo do Amazonas, por um período de seis meses, para suprir o estoque.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Marcellus Campêlo, apesar da dificuldade de aquisição dessa medicação no mercado, houve no  abastecimento de ti Norepinefrina (Noradrenalina) para o Estado.

“O próprio Ministério da Saúde teve uma compra recente fracassada e a primeira tentativa que fizemos também fracassou. Na segunda tentativa, conseguimos comprar com preço, inclusive, abaixo da tabela da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), trazendo economia para o Estado e segurança para o abastecimento de nossos hospitais com um medicamento que é essencial para pacientes graves de UTI, incluindo aqueles com Covid-19”, afirmou.

Com proposta de R$ 8,80 a unidade, correspondente a quase metade do preço da tabela da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Indústria Farmacêutica Hypofarma venceu a dispensa de licitação realizada mês passado

Mais ampolas a vista

O coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, afirmou que as 42 mil ampolas entregues, agora, representam um terço do que foi empenhado. “As outras 98 mil serão entregues posteriormente, em outras etapas, conforme previsto em edital”.

Ainda de acordo com ele, a quantidade é suficiente para abastecer com segurança a rede de hospitais da capital até a próxima entrega programada.

Não houve desabastecimento

Segundo Cláudio Nogueira, mesmo diante da falta do medicamento no mercado, não houve desabastecimento local porque a Central de Medicamentos Estadual trabalhou em rede para que os hospitais, incluindo os do interior, que tinham a medicação em estoque, abastecessem as unidades que tiveram estoques comprometidos por conta da alta demanda provocada pelos casos de Covid-19.

A Importância do medicamento

Aumentando a energia química do corpo, dando respostas rápidas ao estresse, a Norepinefrina (Noradrenalina), atua, ainda, no sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e contribuindo com os batimentos cardíacos. Age como vasoconstritor, modula a pressão sanguínea, sendo usada em tratamentos médicos diversos.

Carlos Eduardo Araújo

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário