Pesquisar
Close this search box.
[views count="1" print="0"]

Lula assume presidência do Mercosul e destaca ações futuras

Cerimônia de posse de Lula no comando do Mercosul está marcada para às 10h (horário de Brasília)
Especial Publicitário
Lula
Foto: Reprodução / Twitter @LulaOficial

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume, nesta terça-feira (4), a presidência do Mercado Comum do Sul (Mercosul), atualmente sob os comandos do presidente argentino, Alberto Fernandéz. O bloco reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e a cada seis meses tem um novo presidente no comando.

Durante a transmissão do programa “Conversa com o presidente”, desta terça-feira (7) Lula falou sobre o retorno do país ao centro das negociações e acordos multilaterais, destacando políticas ambientais e climáticas. O programa online foi exibido na Cataratas de Foz do Iguaçu, no lado argentino.

Estamos do lado argentino da nossa tríplice fronteira para discutir o Mercosul e trabalhar uma proposta de acordo para a União Europeia. E vamos a Bruxelas discutir o que precisamos para consolidar esse acordo com uma política de ganha-ganha para todos.

Lula também destacou que os países europeus impuseram alguns acordos, que os mesmos não foram aceitos e que outra resposta será encaminhada à União Europeia.

“Nós queremos uma resposta do que nós queremos para consolidar um acordo. Nós queremos fazer uma política de ganha-ganha, não queremos fazer uma política que eles ganham e a gente perca, por exemplo, eles querem que a gente abra mão de compras governamentais, ou seja, é aquilo que o governo compra das empresas brasileiras, e se a gente abrir mão das empresas brasileiras para comprar das estrangeiras, a gente simplesmente vai matar pequenas e médias brasileiras, empreendedores. Vamos matar muitos empregos no Brasil”, destacou Lula.

Ainda no “Conversa com o presidente”, Lula destacou que a gestão anterior prejudicou e muito o avanço do país nas negociações sobre o clima, meio ambiente e mercados internacionais.

Sobre a cerimônia de posse

A cerimônia de posse de Lula no comando do Mercosul está marcada para às 10h (horário de Brasília), no Hotel Gran Meliá Iguazú. Após isso, o bloco reúne em Sessão Plenária de chefes e chefas de Estado do Mercosul, Bolívia, Estados Associados e convidados especiais.

Leia mais:

Reforma Tributária: Relator da Carf afirma que texto está em negociação

Receba notícias do Portal Tucumã no seu WhatsApp e fique bem informado!
CLIQUE AQUI: https://cutt.ly/96sGWrb

Tags:
Compartilhar Post:
Especial Publicitário